MENU

sábado, 22 de janeiro de 2011

Novo modelo de carteira de identidade estará disponível a partir de fevereiro

with 0 comentários

O novo Registro de Identidade Civil (RIC), documento que substituirá as atuais carteiras de identidade, já está sendo produzido pela Casa da Moeda, no Rio. A entrega, que começaria nesta semana, foi adiada para fevereiro. Mas, por enquanto, apenas 25 mil cariocas terão direito ao documento renovado - um cartão com chip, considerado praticamente à prova de fraudes.

A escolha dos primeiros beneficiados, já concluída, foi feita por meio de um sorteio, segundo o Detran-RJ, órgão responsável pelo banco de dados no Rio. O diretor do Instituto Nacional de Identificação (INI), Marcos Elias Araújo, explica que essas pessoas ainda não sabem que receberão o cartão:

- Esses primeiros selecionados receberão, em casa, um aviso para buscarem o novo documento, que será gratuito.

Solicitação

Até o fim do ano, serão emitidos dois milhões de RICs em todo o país. O Detran-RJ ainda não decidiu se, nos próximos meses, a seleção continuará aleatória ou se a solicitação poderá ser feita por qualquer pessoa em postos de atendimento.

Marcos Elias Araújo ressalta que o modelo antigo da carteira de identidade continuará sendo emitido normalmente nos postos e que a migração será feita, de forma gradual, nos próximos dez anos:

- O cartão segue um modelo que já é amplamente usado em países da Europa, por exemplo, e torna quase impossível as fraudes. Há um conjunto de detalhes técnicos que o tornam muito seguro - disse.

0 comentários:

Postar um comentário