O ano mal começou e já tem gente de olho no 13º salário, o tão esperado abono de Natal. Tanto é assim que três grandes bancos abriram linhas de crédito de antecipação do benefício para quem está apertado e não pode esperar até o fim do ano. Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil (BB) e Santander/Real estão com empréstimos disponíveis para seus correntistas. O valor do crédito pode chegar a 90% do abono, com teto limitado a R$ 20 mil (caso da Caixa).
Os juros que, em geral, são cobrados apenas na liquidação do empréstimo — em dezembro ou janeiro, dependendo do banco - são de até 2,95% ao mês (caso do Santander/Real).
O Banco do Brasil, por exemplo, antecipa até 40% do 13 salário, no caso dos benefícios pagos em duas vezes, ou 80% do valor para quem faz jus ao abono em parcela única. Os juros são de 2,71% ao mês e o pagamento deve ser feito na data do depósito do dinheiro pelo empregador. Na Caixa, os juros são de 2,52% ao mês e o prazo para quitar o empréstimo é de até 330 dias.
Vale a pena?
Para pedir o empréstimo, o cliente deve procurar a agência onde tem conta. Mas os especialistas alertam que a linha deve ser utilizada somente se o dinheiro for para pagar dívidas com taxas de juros superiores, como as do cartão de crédito, por exemplo. Caso o objetivo seja a compra de um bem, não vale a pena porque, além de pagar juros ao banco, o consumidor poderá encontrar preços melhores nas promoções de fim de ano, quando o 13é liberado tradicionalmente.
0 comentários:
Postar um comentário