MENU

sábado, 2 de outubro de 2010

Atores veteranos ganham destaque em 'Passione'

with 0 comentários
Quem acompanha “Passione” já deve ter notado a quantidade de atores veteranos que interpreta papéis de destaque na novela. Só no núcleo da família Gouveia, há quatro “monstros sagrados” da teledramaturgia: Fernanda Montenegro, Leonardo Villar, Cleyde Yáconis e Elias Gleiser. Na faixa dos 80 anos, os quatro mostram, a cada capítulo da trama de Silvio de Abreu, que a aposentadoria está bem longe de seus planos.

Aos 80 anos de idade e 60 de carreira, Fernanda Montenegro parece incansável. E encara com mais energia que muitos novatos a missão de protagonizar a novela das oito.

- Costumo dizer que em uma novela, tudo o que um ator tem que fazer é pedir a Deus para que ele e o resto do elenco tenham saúde para suportar o ritmo das gravações - ensina a intérprete da matriarca Bete Gouveia.

Aos 76 anos de idade e 51 de carreira, Elias Gleiser, que interpreta o motorista Diógenes na trama, é outro que não se cansa facilmente.

- Quero trabalhar até morrer. Minha vida é atuar. Se eu parar, eu morro - dispara ele, ressaltando que a profissão de ator tem que ser levada com amor e responsabilidade. - Se o ator amar o que faz, nunca vai faltar trabalho para ele. Vai poder atuar dos seis meses até os cem anos de idade - completa.

Intérprete da rabugenta Brígida na trama das oito, Cleyde Yáconis não deixou de trabalhar nem mesmo quando quebrou o fêmur, em julho, ao escorregar no apart-hotel onde fica hospedada quando está gravando a novela no Rio.

- Não tenho a menor ideia de me aposentar. Já estou, inclusive, procurando textos de teatro para montar em 2011 - entrega a atriz, que tem 86 anos de idade e 60 de carreira.

A voz da experiência

Para Aracy Balabanian, que vive a italiana Gemma, é um privilégio ter tantos bons atores reunidos em uma só novela.

- Leonardo Villar, dona Cleyde, Fernanda Montenegro e Irene Ravache são atores de teatro que dificilmente vemos na TV. E ‘Passione’ traz a possibilidade de o telespectador ver todos eles reunidos de uma só vez - acredita a atriz, de 68 anos de idade e 47 de carreira.

Atores mais jovens se espelham nos mais experientes

Ao contrário de “Passione” –que tem vários veteranos em papéis de destaque–, em “Ti-Ti-Ti”, o elenco de protagonistas é bem mais jovem. É o caso de Alexandre Borges, que tem 44 anos de idade e 25 de carreira. Apesar de novo, o ator –que vive seu primeiro protagonista na TV– admite que é puxado o dia a dia de um protagonista.

- Tenho que ficar bastante atento para manter o pique, para não cair numa coisa cristalizada - explica o intérprete do espalhafatoso Jacques Leclair, acrescentando que não pretende parar tão cedo. - É um prazer fazer novela, uma diversão.

Na pele da sofisticada editora de moda Suzana, Malu Mader – de 44 anos de idade e 28 de carreira – também admira os atores que não param de trabalhar. E pretende seguir o mesmo caminho. “A arte foi o que escolhi para fazer. Não trabalhar é meio esquisito para mim. Afinal, faço isso desde os 16 anos”, justifica.

0 comentários:

Postar um comentário