A melhor atriz Fernanda Montenegro
Após a festa que premiou na semana passada os melhores profissionais de teatro da cena carioca, foi a vez da capital paulista conhecer os vencedores da 22ª edição do Prêmio Shell. Em cerimônia realizada na Estação São Paulo na noite desta segunda-feira (12), Fernanda Montenegro e João Miguel foram eleitos os melhores atores por “Viver Sem Tempos Mortos" e "Só", respectivamente.
Já o prêmio de melhor direção foi dado a Newton Moreno, por “Memória da Cana”, espetáculo que teve o maior número de indicações na edição: também concorreu entre os melhores em "cenário", "figurino" e "iluminação". A peça é uma adaptação da obra “Álbum de Família”, de Nelson Rodrigues.
O evento paulista, comandado por Patrícia Selonk --eleita a melhor atriz do Rio de Janeiro em 2008--, homenageou o diretor, ator, ensaísta e tradutor Fernando Peixoto, escolhido por sua contribuição ao teatro brasileiro. Como diretor, Peixoto esteve à frente de trabalhos como “A Semana - Esses Intrépidos Rapazes e Sua Maravilhosa Semana de Arte Moderna”, “Frank V”, “Um Grito Parado no Ar” e “Calabar”. Já como escritor, se destacou pelos livros “Brecht, Vida e Obra”, “Maiakóvski, Vida e Obra” e “O Que É Teatro”.
O melhor ator João Miguel
O prêmio
O Prêmio Shell de Teatro foi criado em 1989. Em cada edição são divulgadas duas listas de indicados. Os espetáculos selecionados na segunda fase estrearam em São Paulo entre os meses de julho e dezembro de 2009 e cumpriram o número mínimo de apresentações (24).
Os vencedores de cada categoria recebem uma escultura do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha, inspirada na logomarca da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil. A premiação é oferecida aos maiores destaques da temporada teatral, no Rio de Janeiro e em São Paulo, separadamente, em nove categorias: "autor", "diretor", "ator", "atriz", "cenário", "iluminação", "música", "figurino" e "especial".
Os jurados deste ano foram Kil Abreu (jornalista e pesquisador do teatro), Valmir Santos (jornalista), Marici Salomão (autora teatral e jornalista), Mario Bolognesi (professor e pesquisador de teatro) e Noemi Marinho (atriz, dramaturga e diretora).
Veja a lista completa de vencedores do 22º Prêmio Shell de Teatro de São Paulo:
Autor - Rafael Primot por “O Livro dos Monstros Guardados”
Direção - Newton Moreno por “Memória da Cana”
Ator - João Miguel por “Só”
Atriz - Fernanda Montenegro por “Viver Sem Tempos Mortos”
Cenário - Marcelo Andrade e Newton Moreno por “Memória da Cana"
Figurino - Wanda Sgarbi por “O Capitão e a Sereia”
Iluminação - Luiz Päetow por “Music Hall”
Música - William Guedes por “Concerto de Ispinho e Fulô”
Categoria Especial - Cia. São Jorge de Variedades pela pesquisa e criação do espetáculo “Quem Não Sabe Mais Quem É, O Que É e Onde Está, Precisa Se Mexer”
Homenagem - Ao diretor, ator, ensaísta e tradutor Fernando Peixoto pela contribuição ao teatro brasileiro
0 comentários:
Postar um comentário