MENU

domingo, 8 de maio de 2011

Bin Laden comandava Al Qaeda do esconderijo

with 0 comentários
O líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, era uma figura ativa no comando da rede extremista e o esconderijo em Abbottabad, no Paquistão, onde foi morto pelas forças especiais dos Estados Unidos, era um centro de comando e controle, segundo o serviço secreto americano.

De acordo com os Estados Unidos, ao contrário do que se acreditava, Bin Laden não tinha uma vida nômade nos últimos anos e estava profundamente envolvido nas tomadas de decisão da Al Qaeda.

- Este complexo em Abbottabad era um centro ativo de comando e controle para o líder da Al Qaeda e está claro (...) que ele não era apenas um pensador estratégico do grupo - disse um oficial que não quis se identificar a jornalistas durante uma entrevista no Pentágono, em Washington.

- Ele era ativo no planejamento operacional e na tomada de decisões táticas - acrescentou.

Antes da morte de Bin Laden na semana passada, os Estados Unidos tinham sugerido que ele vivia em fuga e era apenas um símbolo para a Al Qaeda.

No sábado, o Pentágono divulgou vídeos caseiros de Osama Bin Laden, apreendidos no esconderijo de Abbottabad, onde ele foi morto na semana passada.

Os cinco vídeos, que tiveram o som removido pelo Pentágono, mostram o líder da Al-Qaeda assistindo a um programa a respeito dele em um canal de televisão árabe e também preparando uma mensagem para os Estados Unidos.

Zelo com a imagem

Acredita-se que os vídeos apreendidos no Paquistão tenham sido produzidos entre outubro e novembro de 2010.

No primeiro vídeo, Bin Laden é mostrado usando uma espécie de pequeno chapéu branco e uma túnica branca, enquanto fala diretamente para a câmera, no mesmo estilo dos pronunciamentos em vídeo anteriores do líder da rede extremista.

Não há som no vídeo, mas autoridades do Pentágono afirmam que se tratava de uma mensagem de Bin Laden para os Estados Unidos.

Segundo o correspondente da BBC em Washington Jonny Dymond, outros vídeos parecem ser um ensaio para a mensagem aos Estados Unidos.

No vídeo onde é mostrado assistindo a um programa sobre ele mesmo em um canal de televisão árabe, Bin Laden aparece sentado no chão de uma sala, enrolado em o que parece ser um cobertor ou casaco, com o controle remoto nas mãos enquanto assiste televisão.

A barba do líder da Al Qaeda parece muito mais grisalha neste vídeo do que nos vídeos de propaganda da rede extremista. Segundo as autoridades, esta mudança na cor da barba sugere que Bin Laden era alguem que "tinha muito zelo" com a própria imagem.

Computadores e cartas

O material encontrado no complexo em Abbottabad, que incluiria arquivos digitais, de áudio e vídeo, além de material impresso, computadores, dispositivos de gravação e documentos escritos à mão, foi descrito como a "maior coleção de materiais importantes ligados ao terrorismo já coletada".

Entre os documentos estariam também cartas pessoais de Bin Laden a outros membros da rede.

O diretor da CIA, Leon Panetta, disse em uma declaração que o material apreendido "apenas confirma ainda mais como era importante procurar Bin Laden".

Dymond afirma que estes são os primeiros vídeos do líder da rede extremista divulgados desde que a Al Qaeda divulgou uma outra mensagem de Bin Laden em 2007.

Não há nada nos vídeos divulgados neste sábado que identifiquem que Bin Laden está no esconderijo onde foi morto em Abbottabad.

0 comentários:

Postar um comentário