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sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pesquisadores da Universidade de Oxford revelam quanto custa o amor

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Apaixonar-se por outra pessoa tem um custo equivalente à perda de dois amigos próximos, em média, diz pesquisa feita pelo Instituto de Antropologia Cognitiva e Evolucionária da Universidade de Oxford, na Inglaterra, publicada no jornal britânico "The Guardian".

O estudo, liderado por Robin Dunbar, identificou que a chegada de um novo parceiro deixa o casal com um menor círculo de amigos ao qual possa recorrer em momentos de crises, mas não há diferenças entre homens e mulheres - os dois igualmente perdem amigos quando começam um relacionamento.

O objetivo era investigar como as pessoas dividem suas horas, com resultado que sugere que os relacionamentos com a família e os melhores amigos são prejudicados quando se inicia um namoro.

Na sondagem de Dunbar e seu grupo, foram classificados cinco tipos de relacionamento - pessoas com quem contar para falar sobre problemas financeiros ou emocionais - a partir de um questionário respondido, pela internet, por 428 mulheres e 112 homens.

- Os entrevistados que estavam namorando, ao invés de terem os cinco tipos de relacionamento, só tinham quatro no 'placar final' - diz Dunbar. - Foi uma surpresa para nós. Não esperávamos esse resultado.

O pesquisador acrescenta:

- Se você não encontra as pessoas, seu compromisso emocional com elas acaba, e rápido. Suspeito que a atenção esteja tão focada no parceiro romântico, que você não vê mais os demais com quem tinha afinidade, e os relacionamentos começam a deteriorar.

Quanto mais melhor 

A pesquisa também se estendeu ao Facebook para avaliar a forma como homens e mulheres mantêm amizades na rede social.

Descobriu-se que as mulheres têm, com maior frequência, mais amizades com pessoas que veem todos os dias. Já os homens tendem a reunir a maior quantidade de amigos possível, mesmo que nem os conheça direito.

- Os garotos parecem estar em uma competição para ver quem pode ter mais amigos no Facebook, o que poderia ser uma forma de publicidade masculina. Uma das menções feitas pelas mulheres para avaliar a qualidade masculina é o número de outras garotas que estão atrás deles. Logo, permitir várias mulheres no Facebook como amigas parece ser uma boa ideia - pensa Dunbar.

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