MENU

sábado, 17 de abril de 2010

Distrito Federal tem novo governador

with 0 comentários
O novo governador do Distrito Federal, Rogério Rosso (PMDB), disse na noite deste sábado (17), após a eleição, que não vê problemas no fato de ter feito parte dos governos de José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) – principal personagem da crise política local – e de Joaquim Roriz (PSC). A vice-governadora, Ivelise Longhi (PMDB), também fez parte dos dois governos.

- Não tenho problema em falar que fui secretário do governo Roriz. Quero utilizar nossa experiência nesses oito meses que estaremos em Brasília - afirmou. - Quando a gente trabalha em governos, a gente exerce funções técnicas – como secretário, administrador. Isso não denigre a minha avaliação. O que mostra é trabalho feito.

O DF vive uma crise política desde que a Polícia Federal deflagrou, em novembro de 2009, a Operação Caixa de Pandora, que investiga um suposto esquema de propina no governo distrital, envolvendo o primeiro escalão do Executivo local, que ficou conhecido como mensalão do DEM. As denúncias levaram à prisão e afastamento do então governador Arruda por tentativa de suborno de uma testemunha do caso em fevereiro. Após dois meses preso, ele foi solto pelo Superior Tribunal de Justiça na segunda-feira (12).

Rosso foi eleito neste sábado, em primeiro turno, no pleito indireto feito pela Câmara Legislativa do DF. Todos os deputados citados na operação Caixa de Pandora – que ainda exercem o mandato, pois dois renunciaram – votaram nele. Rosso também recebeu o voto de Geraldo Naves (sem partido, ex-DEM), que estava preso por ter supostamente tentado subornar uma testemunha do inquérito da operação. Ele negou ter oferecido alguma vantagem ou negociado com os parlamentares.

- Quem votou na gente foi a Câmara Legislativa do Distrito Federal, que é formada por 24 parlamentares - disse.

O novo governador – que ficou toda a entrevista coletiva de mãos dadas com a mulher – disse que contratos com empresas que tenham suspeitas de irregularidades serão cancelados. “Contrato irregular é suspenso. Contrato regular continua”, disse.

0 comentários:

Postar um comentário