A Polícia Metropolitana de Londres (Scotland Yard) revisará o caso de Madeleine McCann, a menina britânica que desapareceu em Portugal em maio de 2007, depois da intervenção pessoal do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron.
A ministra do Interior britânica, Theresa Mai, divulgou a decisão nesta sexta-feira após Cameron escrever aos pais da menina, Kate e Gerry McCann, para prometer que faria o possível para ajudar a encontrá-la.
O chefe do governo já havia se encontrado com os pais de Madeleine - que tinha três anos quando desapareceu - há 18 meses, quando era líder da oposição.
A ministra do Interior assinalou que a Scotland Yard utilizará sua "particular experiência" para revisar o caso e afirmou que seu ministério fornecerá o "apoio financeiro necessário".
A polícia conta com a técnica e o conhecimento que podem ajudar a esclarecer o caso, acrescentou Theresa Mai.
A ministra garantiu que "as autoridades britânicas nunca deixaram de trabalhar para encontrar Madeleine", apesar de nem sempre a população estar ao corrente deste trabalho que não é divulgado.
Um porta-voz do Ministério do Interior disse que, "apesar de a menina ter desaparecido em Portugal e os portugueses manterem a responsabilidade do caso, as agências que fazem cumprir a lei aqui (em referência à Polícia) seguiram pistas e passaram informações às autoridades portuguesas".
Madeleine desapareceu do quarto no qual dormia em um complexo turístico no Algarve em 3 de maio de 2007, mas a investigação oficial foi suspensa em julho de 2008 e desde então nenhuma força policial continuou a busca.
Os pais da menina, no entanto, pagaram detetives particulares para que ajudassem a encontrar a menina.
Em declaração, os pais expressaram sua satisfação pela revisão anunciada e agradeceram ao governo por comprometer-se a fornecer recursos para que a Polícia possa buscar sua filha.
- Saudamos a resposta do Governo. Está claro que é um passo na direção correta. A experiência da Polícia Metropolitana é reconhecida - manifestaram Kate e Gerry McCann.
0 comentários:
Postar um comentário