MENU

segunda-feira, 5 de julho de 2010

'Eclipse', o novo filme da saga 'Crepúsculo', terminou o fim de semana prolongado do feriado da Independência americana arrecadando US$175,3 milhões nos seis primeiros dias de exibição. O valor é menor que o estimado pela distribuidora Summit Entertainment, que esperava US$ 181 milhões nesse período.

A produção anterior da saga, 'Lua Nova', arrematou US$ 179 milhões no mesmo tempo nos cinemas, em novembro, sem a vantagem de um feriado.

Se considerarmos só o feriadão, 'Eclipse' conseguiu arrecadar US$ 82,5 milhões e liderou a bilheteria nos EUA.

Em segundo lugar veio 'O último mestre do ar', de M. Night Shyamalan ('O sexto sentido'), que faturou US$ 53,2 milhões, totalizando US$ 70,5 milhões desde a estreia, na quinta.

'Toy story 3' ficou em terceiro lugar, com US$ 42,2 milhões, totalizando US$ 301,1 milhões no mercado americano, ultrapassando 'Up' que, com US$ 293 milhões, era a segunda animação da Pixar em bilheteria. O desenho do estúdio mais rentável continua sendo 'Procurando Nemo', com US$ 399,7 milhões.

Números abaixo da expectativa

'A saga Crepúsculo: Eclipse' ocupa a sétima colocação na lista dos filmes de maior bilheteria nos cinco primeiros dias nos cinemas, mas arrecadou cerca de US$ 3 milhões a menos que o filme anterior da série durante o mesmo período.

Estimativas divulgadas no sábado (3) mostravam que o longa deveria se aproximar da quebra do recorde de US$ 200 milhões até o término do final de semana prolongado.

A Summit Entertainment informou que não está preocupada com o valor inferior que o estimado, notando que 'Eclipse' tem de competir com outras atividades que normalmente o público tem em feriados, como churrascos e comemorações, e que as vendas no meio da semana serão fortes.

- Acho que há outras saídas antes que possamos dizer que (o filme) não corresponde às expectativas - disse o presidente do departamento de distribuição da Summit nos Estados Unidos, Richie Fay.

Mesmo abaixo do esperado, 'Eclipse' lidera nos EUA

O músico Julian Casablancas, em entrevista ao programa “6 music”, da rádio britânica BBC, afirmou que o novo álbum do The Strokes só deve ser lançado em março de 2011. Essa é a terceira vez que o grupo muda a data do sucessor de “First impressions of earth”, de 2006.

O quarto CD de inéditas da banda estava programado para sair primeiro em setembro de 2010 e, depois, em janeiro do ano que vem. Segundo o vocalista, 50% do material está gravado. Ele explicou que o objetivo da banda não era realizar a gravação em meses, mas em semanas. No momento, Casablancas está em turnê divulgando seu CD solo, enquanto os outros músicos estão em estúdio, gravando as bases das novas faixas.

Recentemente, o Strokes se apresentou em um pub londrino e nos festivais Isle of Wight e Rockness. O vocalista explicou que o grupo só voltou aos palcos porque as ofertas foram financeiramente irrecusáveis.

Em nenhum dos shows a banda apresentou músicas novas.

Strokes adiam lançamento de novo album para março de 2011

Principal responsável pela eliminação do Brasil da Copa do Mundo 2010, o meia holandês Sneijder é só elogios ao treinador da Laranja, Bert van Marwijk, pela atitude à frente da equipe. Mas demonstrou não gostar nem um pouco do estilo de Dunga no comando da seleção brasileira. O autor dos dois gols da Holanda no duelo contra o Brasil chamou o agora ex-treinador da equipe de "idiota" pelo comportamento à beira do campo durante a partida da última sexta-feira. E não disparou críticas só ao brasileiro. Diego Maradona também virou seu alvo.

- É agradável ter alguém no comando que transmite tranquilidade e não pânico. Mesmo com a desvantagem diante do Brasil, ele (Van Marwijk) se manteve calmo. Eu prefiro um treinador como Van Marwijk ao lado do campo a idiotas como Maradona e Dunga - disse Sneijder em entrevista à revista holandesa "Helden".

Durante a Copa, Dunga mostrou irritação em vários momentos à beira do campo. Na partida contra a Costa do Marfim, xingou o atacante Drogba e o árbitro francês Stephane Lannoy, que expulsou Kaká. Contra a Holanda, o treinador também mostrou grande nervosismo, chegando a socar o banco de reservas ainda no primeiro tempo, quando o Brasil vencia o jogo por 1 a 0.

Já Bert van Marwijk realmente manteve a pose mesmo nos piores momentos da partida para a Holanda. E depois do jogo, se gabou de sua tranquilidade e por não ter modificado o time.

- Por que um treinador tem sempre que fazer mudanças na equipe quando as coisas não vão bem? Estávamos perdendo por 1 a 0, mas não achei que deveria fazer substituições. É preciso ser corajoso e estou feliz por não ter realizado alteração alguma no intervalo - disse o treinador.

Sneijder chama Dunga de idiota

Após ser demitido pelo site da CBF, Dunga escreveu uma carta de despedida e agadecimento à entidade. No documento, divulgado pelo seu site oficial, o treinador usa e abusa da formalidade, chamando o mandatário do futebol brasileiro de "Vossa Senhoria" e diz que resgatou o respeito do time no cenário internacional.

Dunga, que comandou o Brasil nos últimos quatro anos e foi eliminado - pela Holanda - nas quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul, iniciou a carta agradecendo a oportunidade por comandar a equipe nacional. O técnico ficou sabendo da sua demissão através de um telefonema e logo depois a CBF publicou uma nota oficial na sua página na internet. Conformado, o treinador em nenhum momento questionou a decisão de Ricardo Teixeira.

Abaixo a íntegra da carta do ex-treinador da seleção brasileira:

Dunga envia carta à CBF

A Corregedoria da Polícia Civil do Estado de São Paulo vai apurar o suposto vazamento de fotos verdadeiras de Mércia Nakashima morta, informou nesta segunda-feira (5) a Secretaria da Segurança Pública. Oito imagens do corpo da advogada estão sendo distribuídas em diversos sites na internet, o que incomodou a família da vítima. Em nota, o Instituto Médico-Legal (IML) negou que tenha divulgado o conteúdo. Além do IML, peritos do Instituto de Criminalística (IC) e policiais civis também investigam o assassinato e tiveram contato com o material. Até agora, ninguém se responsabilizou pela distribuição das imagens.

As fotos mostram Mércia nas margens da represa de Nazaré Paulista, no interior do estado, onde seu corpo foi encontrado em 11 de junho. Ela está sem cabelos, com o corpo inchado, vestida com blusa roxa, calça jeans e tênis – mesma roupa que usava quando desapareceu da casa dos avós em Guarulhos, no dia 23 de maio. Há também imagens da mulher em cima de uma mesa utilizada para realização de exames de necropsia.

“Esclarecemos que as fotos divulgadas na internet não são oficiais do Instituto Médico-Legal. O caso será encaminhado para a Corregedoria Geral da Polícia Civil”, informa a nota assinada pela Diretoria do IML.

As fotografias de Mércia fazem parte do trabalho dos peritos do IC e dos médicos legistas do IML para a elaboração de seus laudos técnicos. Ambos institutos são ligados à Polícia Técnico-Científica. Nas imagens, é possível ver o maxilar da vítima deslocado e uma marca de tiro no canto direito do queixo.

- São mesmo as fotos de Mércia. A família ficou bem chateada com a divulgação ilegal. Solicitamos e foram retiradas fotos verdadeiras de alguns sites. Pelo menos sete sites já divulgaram - afirmou o advogado da família Nakashima, Alexandre de Sá Domingues, nesta segunda.

Na sexta-feira (2), a reportagem havia publicado matéria mostrava que fotos falsas de Mércia também eram distribuídas na internet.

A Polícia Civil aguarda os resultados dos exames que irão apontar a causa da morte da advogada e do que foi encontrado dentro do carro dela. O veículo havia sido localizado submerso em 10 de junho, na mesma represa onde o corpo da mulher foi achado.

Preliminarmente, a perícia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) trabalha com a hipótese de Mércia ter sido agredida dentro do seu carro quando estava na posição do motorista. Quem a machucou estaria no banco do carona. Em seguida, o agressor atirou nela e a advogada desmaiou. Depois, o criminoso teria empurrado o automóvel da vítima dentro da represa. Como ela não sabia nadar, o mais provável é que tenha morrida afogada.

O principal suspeito pelo crime é o ex-namorado de Mércia, o advogado e policial militar aposentado Mizael Bispo de Souza. Ele nega o crime.

Um pescador afirmou à polícia ter visto o automóvel entrar na água no dia 23. A testemunha também contou ter visto um homem não identificado sair do veículo e ter escutado gritos de mulher.

Outros suspeitos

Além do ex-namorado da vítima, mais duas pessoas são apontadas como suspeitas de envolvimento na morte da advogada: um dos irmãos de Mizael e o vigilante Evandro Bezerra Silva, de 38 anos, que teve a prisão decretada pela Justiça por faltar a um depoimento. Foragido, este último é procurado pela polícia.

Segundo a investigação, o rastreador do carro de Mizael mostrou que ele estava perto dos locais onde Mércia foi vista pela última vez (na casa dos avós em Guarulhos) em 23 de maio e dias antes passou pelo local onde a advogada foi encontrada morta (represa em Nazaré Paulista).

Polícia apura vazamento de fotos de Mércia morta

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, demitiu Alain Joyandet e Christian Blanc, dois ministros de segundo escalão nesta segunda-feira (5). Segundo a imprensa local, a medida foi necessária para tentar preservar Eric Woerth, ministro do Trabalho e tesoureiro do partido da situação, a UMP (União do Movimento Popular). Woerth, considerado peça estratégica para o governo, e sua mulher, Florence, são suspeitos de acobertar uma fraude fiscal envolvendo Liliane Bettancourt, herdeira da gigante de cosméticos L'Oreal e terceira maior fortuna da França.

Joyandet, secretário de Estado para a Cooperação, e Blanc, secretário para o Desenvolvimento da Grande Paris, são suspeitos de utilização abusiva de dinheiro público, e estão envolvidos numa série de polêmicas, que fragilizaram a imagem do presidente e de demais instituições políticas francesas. Os últimos escândalos fizeram com que a confiança da população nos políticos despencasse. Segundo recente pesquisa de opinião do instituto Viavoice, 64% dos franceses estimam que os "dirigentes políticos são os mais corrompidos".

A mudança de gabinete havia sido anunciada, antes, para outubro. Entretanto, sob pressão das críticas crescentes por gastos exorbitantes em tempos de crise, Joyandet e Blanc deixaram suas funções.

Joyandet chegou a pagar 116.500 euros (US$ 157 mil) em março pelo aluguel de um avião particular para assistir a uma conferência sobre o Haiti. Também é suspeito de ter conseguido uma permissão ilegal para realizar reformas de ampliação de sua casa, nas proximidades do balneário de Saint Tropez.

Christian Blanc é acusado de gastar 12 mil euros (ou US$ 14.700) do tesouro público em charutos cubanos. Salário duplicado para uma ex-ministra e parlamentar, moradias ocupadas por familiares ou gastos com hotéis fora do normal, foram algumas outras acusações relacionadas a ministros de Sarkozy.

No caso Bettancourt, a suspeita de evasão fiscal foi levantada através de escutas clandestinas feitas pelo mordomo da milionária. Nessas conversas registradas entre Bettencourt e seus assessores, falava-se de operações para sonegar impostos e dos vínculos entre a multimilionária e o casal Woerth. Florence foi executiva, até o mês passado, de um gabinete que gerenciava a fortuna da empresária, avaliada em 16 bilhões de euros.

Woerth, que foi ministro do Orçamento entre maio de 2007 até maio de 2010, e chegou a ser cotado para primeiro-ministro, é acusado de "conflito de interesses" entre suas diversas funções.

Woerth é um ministro importante de Sarkozy, pois está encarregado da reforma do sistema previdenciário, uma das mais polêmicas propostas do governo. No final de junho, dois milhões de pessoas manifestaram-se contra o projeto na França convocados pelos principais sindicatos.

A reforma que aumentará de 60 a 62 anos a idade mínima legal para a aposentaria, será apresentada ao conselho de ministros no dia 13 de julho e, em setembro, deve ser aprovada pelo Parlamento.

Segundo o presidente da UMP, Xavier Bertrand, Woerth é "vítima de um esquema político" dos socialistas para "prejudicar a reforma" previdenciária, a qual o governo está decidido a levar até o fim. O objetivo seria salvar um sistema cujo déficit foi triplicado pela crise financeira de 2008, atingindo 32 milhões de euros(US$ 39 milhões).

Sarkozy tenta manter ministro do trabalho após escândalo da L'Oreal

Um homem de 37 anos que atirou na ex-namorada e matou o atual namorado dela pode ter postado uma lista de novos alvos no site de relacionamentos Facebook, noticiou nesta segunda-feira (5) o jornal britânico "Daily Mail". De acordo com a reportagem, a polícia deu início a uma busca nacional por Raoul Moat, um ex-segurança de boate, após a irmã de sua ex-namorada ter denunciado a existência da lista.

Segundo a reportagem, Kelly Stobbart disse que está na lista, assim como todos os membros da família dela, e que Moat advertiu que irá 'tirar do caminho qualquer policial que estiver na sua frente". Ela disse que está com medo pois não recebeu proteção policial.

A polícia admitiu ter sido avisada por funcionários de um presídio onde Moat foi liberado na última quinta-feira, após dois meses preso, que ele planejava atacar sua ex-namorada. Apesar do alerta, a polícia não tomou nenhuma atitude para detê-lo pois achou que ele não oferecia riscos.

Raoul Moat teria atirado em Sam Stobbart e matado seu namorado apenas 48 horas após ter sido libertado. Em uma batida policial em East Denton, Newcastle, ele também atirou em um policial. Pouco depois do ataque, ele postou em seu perfil no Facebook:

- Ha, ha! Vocês podem vir, mas não irão me pegar!.

Homem pode ter postado no Facebook uma lista de alvos

A popstar Lady Gaga se tornou nesta segunda-feira (5) a primeira pessoa viva a ter mais de 10 milhões de fãs no Facebook. De acordo com uma pesquisa do site Famecount, ela superou o presidente dos Estados Unidos Barack Obama, que possui 9,824 milhões de fãs na rede social.

Embora ela tenha quebrado o recorde de fãs no Facebook, ela está em sexto lugar no geral, perdendo para o game de pôquer “Texas hold’em”, o cantor Michael Jackson, o jogo “Mafia wars”, para o próprio Facebook e para o seriado “Family guy”, respectivamente.

Na semana passada, Lady Gaga superou Barack Obama na corrida para se tornar a primeira pessoa no mundo a ter 10 milhões de fãs no site de relacionamentos Facebook.

A cantora conhecida pela extravagância e sucesso planetário somava 9,76 milhões de fãs na quinta-feira (24), enquanto o presidente americano contabilizava "apenas" 9,41 milhões.

Os dois estão nas primeiras posições entre as personalidades mais populares vivas do Facebook. A página em homenagem ao falecido "rei do pop" Michael Jackson já atingiu os 14 milhões de fãs.

A supremacia Gaga também se confirma no Twitter, onde sua conta @ladygaga reúne mais seguidores (4,73 milhões) do que o perfil de Barack Obama, @barackobama (4,42 milhões).

Mas apesar de tudo, uma outra estrela pop é que está na liderança do Twitter: Britney Spears, com 5,24 milhões de adeptos na conta @britneyspears.

A título de comparação, a página no Facebook do presidente francês Nicolas Sarkozy é acompanhada de 247.266 pessoas e a da chanceler alemã Angela Merkel, por 37.237 internautas.

Lady Gaga alcança 10 milhões de fãs no Facebook

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, apresentou nesta segunda-feira (5), por volta de 11h30, o pedido de registro de candidatura ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O gasto estimado para a campanha é de R$ 187 milhões: o PT prevê gastar R$ 157 milhões e o PMDB, do vice Michel Temer, R$ 30 milhões.

Protocolado oito horas antes de se encerrar o prazo para formalização das candidaturas na Justiça Eleitoral, o documento traz a declaração de bens da petista, que diz possuir bens no valor de R$ 1.066.347,47, e de seu vice, o deputado Michel Temer (PMDB-SP), que declarou patrimônio de R$ 6.052.779,19.

Dilma declarou ter uma casa em Porto Alegre, três apartamentos, sendo dois na capital gaúcha e um em Belo Horizonte, um terreno, também em Porto Alegre, além de um automóvel Fiat Tipo avaliado em R$ 30 mil. Ela também informou R$ 46 mil em poupança e R$ 52 mil em joias e obras de arte. Segundo o advogado que protocolou a lista de bens da candidata, o apartamento da capital mineira seria herança.

Com uma lista bem mais extensa de patrimônio, o vice Michel Temer declarou, entre outros itens, ter um prédio avaliado em R$ 722 mil na capital paulista, um automóvel Audi avaliado em R$ 282 mil, além de salas comerciais, apartamentos, lotes, participações em fundos financeiros, depósitos bancários e ativos imobiliários avaliados em R$ 2,2 milhões.

Os políticos têm até 19h desta segunda para apresentar o pedido de registro ao TSE. Com o protocolo da chapa petista, o processo será entregue à relatoria de um dos ministros do tribunal, que irá analisar os documentos apresentados por Dilma e Temer para decidir se concede ou não o registro de candidatura.

O TSE analisa apenas os registros de candidaturas à Presidência. Os pedidos de candidatos aos demais cargos são encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada estado. Para se habilitarem ao pleito de outubro, os concorrentes ao Palácio do Planalto e aos governos estaduais devem apresentar ao TSE e aos TREs a plataforma de governo, a previsão de gastos para a campanha, a certidão criminal e a declaração de bens, assim como a foto que será utilizada na urna eletrônica.

O TSE tem até 5 de agosto para decidir e publicar as decisões sobre todos os pedidos de registro de candidatura recebidos. Caso a solicitação seja negada, o TSE tem até 19 de agosto para julgar eventuais recursos. Uma lista prévia com todos os políticos que solicitaram registro será divulgada no dia 8 julho pela Justiça Eleitoral e os candidatos que não estiverem no levantamento poderão solicitar sua inclusão até o dia 10 do mesmo mês.

Plano de governo

A coligação “Para o Brasil Seguir Mudando” é composta por dez partidos – PT, PMDB, PDT, PSB, PR, PCdoB, PRB, PTN, PSC e PTC – e apresentou um plano de governo de 17 páginas ao TSE. Entre os eixos de campanha, o plano listou prioridades para estruturar o desenvolvimento econômico como “combate às desigualdades raciais, sociais e regionais, promoção da sustentabilidade ambiental”

A plataforma também prevê investimento em “crédito, ciência e inovação tecnológica a serviço de um novo desenvolvimento” e defende “infraestrutura para impulsionar o desenvolvimento agrícola, industrial e comercial do país”.

Na área de meio ambiente, o plano de governo de Dilma fala em “desenvolvimento ambiental sustentável”. “O desenvolvimento econômico deve ter como premissa a sustentabilidade ambiental.”

Na educação, o documento fala em ensino de “qualidade, ciência e tecnologia para construir uma sociedade do conhecimento”. Para a saúde, prevê “acesso universal e de qualidade aos serviços de saúde”.

O plano fala ainda em desenvolvimento social, presença do Brasil no mundo e “acesso à comunicação, socialização dos bens culturais, valorização da produção cultural e estímulo ao debate de ideias”.

Marina

Primeira a pedir o registro para concorrer, a candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, declarou um patrimônio de R$ 149,2 mil ao fazer o registro de sua candidatura no TSE na quinta-feira (1º). O vice dela, o empresário Guilherme Leal, declarou possuir R$ 1,19 bilhão – cifra 8 mil vezes superior ao patrimônio declarado de Marina. O PV prevê um gasto de R$ 90 milhões durante a campanha.

Em sua declaração, Marina diz ser dona de uma casa em Rio Branco, no Acre, avaliada em R$ 60 mil, e de seis lotes, que juntos somam uma área de 16.197 m² e valem R$ 42.471. A candidata declarou ainda ter R$ 46.782,88 depositados em conta bancária.

Leal, por sua vez, é dono de vários imóveis em áreas nobres da cidade de São Paulo, ações de empresas, entre elas da Natura, da qual se afastou do comando para concorrer nas eleições, veículos, barco, aplicações em fundos de investimentos e contas correntes no Brasil e no exterior. Ele também declarou ter joias e obras de arte em seu patrimônio.

Serra

O candidato do PSDB, José Serra, ainda não apresentou o pedido de registro ao TSE. O PSDB deve protocolar até 19h os documentos necessários para concorrer nas eleições de outubro.

Eleições 2010 - Dilma registra candidatura e prevê gastar R$ 187 milhões

sábado, 26 de junho de 2010

Os produtores de "A Saga Crepúsculo: Eclipse" contrataram um diretor de filmes de terror para dar mais ação à série, mas acabaram fazendo um filme de amor. E os fãs provavelmente vão ficar contentes.

A pré-estreia do novo filme da saga em Los Angeles, na quinta-feira, atraiu uma multidão ruidosa de adolescentes, ávidos pela habitual mistura de lobisomens e vampiros. Mas os verdadeiros heróis do filme são os dois amantes que disputam o afeto de uma adolescente.

Mas, além disso, dois ex-rivais -o lobisomem Jacob Black (Taylor Lautner) e o vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson)- têm de se unir para salvar o objeto de seu desejo, Bella Swan (Kristen Stewart), que está sendo perseguida.

David Slade é o terceiro diretor em três filmes da série. Alguns fãs temiam que ele deixasse a história sombria e sangrenta demais, mas quem já viu disse que o amor continua dando o tom.

"Eclipse", que estreia no resto dos Estados Unidos em 30 de junho, deve se tornar um dos maiores sucessos de bilheteria do ano.

- Realmente o triângulo amoroso está no seu momento mais quente, no seu auge em 'Eclipse' - disse Lori Joffs, de 36 anos, criador do site de fãs TwilightLexicon.com.

Para leitores dos livros da série, de Stephenie Meyer, não será surpresa descobrir quem conquista o coração de Bella no filme. Mas ver o romance se desenrolar -Jacob roubando um beijo de Bella, ou Edward lhe prometendo casamento- deve fazer os fãs suspirarem.

Em "Eclipse", vampiros recém-convertidos caçam Bella. Para protegê-la, o clã vampiresco de Edward e o bando de lobisomens de Jacob se unem contra os sugadores de sangue invasores.

Bella, Jacob e Edward se refugiam numa montanha nevada, e os meninos - que no segundo filme já haviam demonstrado seu amor por ela - precisarão decidir quem ficará com a moça, e quem a deixará para sempre.

Pattinson, de 24 anos, disse recentemente a jornalistas que na vida real preferia estar na pele de Cullen, que corre o risco de perder a namorada para um rival.

- Eu nunca estaria na posição de Jacob, porque aí você acaba sendo o cara que desmancha um casal - disse.

Triângulo amoroso domina a cena em 'Eclipse'

A TV Globo não aprovou a forma como Ana Maria Braga usou o "Mais Você" para desmentir um suposto caso entre ela e um professor de dança.


Questionada pela Folha, a emissora disse que a apresentadora "foi autorizada a comentar o caso, mas não nos termos que usou".

A Globo não quis dizer quem Ana Maria Braga consultou, mas diz que a autorização partiu da direção da Globo.

Na segunda, a assessoria de imprensa da apresentadora divulgou uma nota em que chamou de "mentirosa" uma reportagem da revista "Quem Acontece", que dizia que ela tinha "ficado" com Renato Zóia, seu professor no quadro "Dança dos Famosos", do "Domingão do Faustão".

A apresentadora falou na terça sobre o boato em seu programa.

- Estou sofrendo calúnia, difamação, injúria - afirmou.

Ana Maria contou ainda que vai processar a revista e os jornalistas responsáveis pela reportagem.

À tarde, o nome dela ficou em primeiro lugar nos trending topics --a lista dos assuntos mais comentados-- do Twitter.

Assista ao desabafo da apresentadora

Globo teria desaprovado desabafo de Ana maria no 'Mais Você'

No mais recente filme da diretora, "Brilho de uma Paixão", está o poeta inglês do século 19 John Keats (Ben Whishaw, de "O Perfume"), o último dos românticos, que morreu jovem, aos 25 anos e teve um único amor na vida, Fanny Brawne (Abbie Cornish, de "Um Bom Ano").

Um amor tão poético quanto etéreo e platônico. Seria muito fácil transformar a história do casal num amontoado de clichês, com um poeta romântico morrendo no final sem que a paixão realmente se consumasse.

Em "Brilho de uma Paixão", que estreia nesta sexta-feira, o talento de Jane Campion permite-lhe evitar as armadilhas do lugar comum e transforma a história de Keats e Fanny numa elegia ao amor e à poesia.

Nos trabalhos anteriores, como em "O Piano", que levou a Palma de Ouro em Cannes em 1993, a relação de uma mulher muda (Holly Hunter) com o seu instrumento é a sua forma de se comunicar com o mundo. Em "Um Anjo em Minha Mesa" (1990), a protagonista Janet Frame (Kerry Fox) encontra a salvação para seus problemas mentais na literatura e se torna uma das maiores escritoras da Nova Zelândia.

A primeira coisa que a cineasta fez foi varrer a poeira do tempo que costuma pesar sobre filmes de época. A segunda foi baixar o tom declamatório e meloso comum a tantos filmes românticos e criar um drama delicado sobre duas almas gêmeas à frente de seu tempo que foram felizes enquanto puderam.

Fanny é a filha da senhoria da casa onde mora Keats. Os dois vivem um romance por três anos, no qual a poesia dele tem um papel central.

É a arte, novamente, expressando sentimentos e estabelecendo a comunicação entre personagens.

- Confesso que não acho seus poemas fáceis - diz ela.

- Um poema deve ser compreendido pelos sentidos - explica ele.

Talvez seja essa mesma percepção que se aplica a "Brilho de uma Paixão", cujo título original "Bright Star" (?estrela cintilante') vem de um dos mais famosos poemas de Keats.

"Brilho de uma Paixão" é uma festa para os olhos com a fotografia de Greig Fraser, que tem em seus créditos o segmento dirigido por Jane Campion na obra coletiva "Cada um com seu Cinema".

BELEZA DE IMAGENS; BELEZA VERBAL

A trilha sonora é minimalista e assinada por Mark Bradshaw, composta de poucos acordes que nunca são invasivos, mas refletem o que parece estar acontecendo dentro da cabeça dos personagens. A diretora busca uma beleza de imagens que corresponda à beleza verbal da obra do poeta.

Keats parece estar em busca de uma musa que não apenas inspire os seus poemas, mas também os leia, compreenda e discuta. Aos poucos, Fanny é capaz de assumir essa posição.

Os dois nunca sabem, na verdade, o que fazer com o desejo carnal, que parecem sublimar em suas artes. Ela gosta de costurar, mas não apenas vestidinhos ou roupinhas simples. Fanny é o que hoje em dia se chamaria de estilista. Ela cria, obedecendo a uma necessidade de expressão muito grande presa dentro de si numa época muito conservadora.

O relacionamento entre Fanny e Keats poderia ser menos complicado não houvesse entre eles Brow(Paul Schneider, de "O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford"). Melhor amigo de Keats, ele se preocupa com a obra do poeta e teme que o outro esteja desperdiçando sua genialidade com uma paixão fadada ao fracasso. O conflito entre Fanny e Brown, que também é poeta, tem ao centro as atenções de Keats.

Keats não pode se casar com Fanny porque não tem dinheiro. Por isso, seu amor é sublimado nas cartas e poemas - que, junto com uma biografia do poeta, escrita por Andrew Motion, serviram de base para o roteiro, assinado pela diretora. A paixão entre os dois poderia explodir, não fossem as amarras das convenções sociais da época.

Campion filma a história com um ritmo de tempo presente, não com um olhar do nosso presente observando o passado. Os movimentos de câmera, closes e outras imagens são um sopro de ar fresco sobre o peso do tempo que poderia cair numa história de um amor tão singelo como o de Fanny e Keats.

O que pudesse ser o empecilho para o filme - mostrar um poema sendo escrito - se torna a forma que Keats, como personagem, encontra para transpor as barreiras que limitam a sua vida, a sua paixão. Durante os créditos finais, enquanto são recitados alguns dos versos mais famosos do poeta, é fácil compreender o que seduziu a diretora a contar a sua história de amor.

Estréia nos cinemas 'Brilho de uma paixão'

Uma cadela conseguiu escapar da jaula durante um voo nos Estados Unidos e fugiu dos funcionários do desembarque, pulando na água.

Nina estava no setor de carga do avião que voava de Houston para Nova York quando conseguiu abrir a jaula e esperou o momento certo de fugir. Já no desembarque, ela correu assim que o compartimento do avião foi aberto.

A cadela percorreu o aeroporto de LaGuardia, cruzou avenidas e pulou na baia de Flushing. Policiais foram chamados para resgatar o animal, que ficou 40 minutos na água.

- Só quero que ela esteja bem. Deve estar estressada porque estamos fora de casa desde cedo - explicou Joe Donofrio, dono de Nina.

Cadela foge de voo nos EUA


A cidade de San Diego, no estado da Califórnia (EUA), sediou na quinta-feira (24) um concurso de bartenders diferente. Além da habilidade com os drinques, os candidatos ao título The Naked Bartender deveriam exibir seus corpos esculpidos para um júri formado por especialistas em moda e bar.

Carlos Romero venceu a competição ao exibir os dois talentos e assinou contrato de um ano com a empresa patrocinadora. Romero vai se apresentar em eventos pelos Estados Unidos.


Bartenders americanos disputam concurso inusitado

Carro 'vira' robô em obra de artista plástico búlgaro

Moradores que ficaram desabrigados por causa da enchente que destruiu a cidade de Branquinha (AL) enfrentam dificuldades para receber donativos, neste sábado (26). Muitos são organizados em filas na porta da igreja católica que serve de central improvisada de doações, na parte baixa da cidade. Outro ponto de arrecadação foi montado em uma igreja evangélica na parte alta do município.

Moradores de Branquinha enfrentam fila para receber donativos. (Foto: Glauco Araújo/G1)Enquanto aguardam mantimentos, outro problema enfrentado pelas pessoas é o forte cheiro de carniça. O odor é provocado pelas mortes de animais, que devem estar sob a lama que ainda cobre algumas áreas de Branquinha, segundo a Defesa Civil.

Em Alagoas, de acordo com a Defesa Civil, 15 cidades decretaram estado de calamidade pública, entre elas a cidade de Branquinha. Mais de 180 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no estado. Até este sábado, 76 pessoas estão desaparecidas e 34 mortes foram confirmadas.

O governador Teotônio Vilela Filho visitou a cidade para conversar com os moradores e integrantes das corporações que estão mobilizadas para ajudar as vítimas da enchente. Ele voltou a dizer que a cidade terá de ser reerguida em outro ponto mais alto e afastado do leito da cidade. Militares do Exército, agentes de Defesa Civil e voluntários fazem a triagem e o cadastro das vítimas.

- Já localizamos um terreno de um hectare de área para estudarmos a possível contrução de casas - disse a prefeita da cidade, Ana Renata Lopes Freitas, ao governador durante o encontro.

Josefa Adriana da Silva, 32 anos, está na fila para receber donativos desde as 13h30.

- Perdi parte da minha casa. O jeito é enfrentar essa fila para podermos passar alguns dias mais tranquilos. Mas o que está incomodando mesmo agora, além da falta de moradia, é esse cheiro muito forte de carniça. Isso está insuportável.

Marilei Oliveira Santos, 47 anos, também perdeu parte da casa com a enxurrada e foi para a fila pegar uma cesta básica para os parentes.

- Meus irmãos e filhos ficaram sem a casa, que foi destruída por completo na enchente. Agora, esse cheiro está muito forte mesmo. Acho que deve ter muito animal morto nessa água e sob a lama.

Anália Agripina da Silva, 66 anos, também está enfrentando o sol forte que incide sobre a região neste sábado para pegar água e alimentos.

- É o suficiente para passar poucos dias, mas é um alento, já que perdi tudinho e estou ficando em casa de amigos."
Segundo o Major Aurivano Chiocheta, da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, coordenador do trabalho de levantamento de Avaliação de Danos (Avadan), é preciso otimizar o recebimento e a distribuição de doações na cidade.

- Uma catástrofe com um registro de enxurrada brusca como essa que atingiu essas cidades de Alagoas nunca foi registrada no país. Alagoas foi brindada negativamente com esse efeito da natureza.

Ele circulou por todas as cidades mais atingidas, e considera que a situação é mais grave em Branquinha, Rio Largo, União dos Palmares, Murici, Santana do Mundaú e São José da Laje.

A prefeita Ana Renata disse que recebeu em sua casa muitas doações nos primeiros dias após a enchente e que agora distribui lençol, colchão e roupas em uma igreja evangélica. Água e comida estão na igreja católica.

Moradores fazem fila para receber donativos em Alagoas

O Hemocentro de Alagoas, responsável pelo abastecimento de todos os bancos de sangue da rede pública de saúde do estado, com exceção do Hospital Universitário, tem apenas 50% do estoque necessário. Segundo a diretora do Hemocentro, a hematologista Verônica Guedes, a unidade conta com cerca de 200 bolsas de sangue. Para atender adequadamente à demanda seriam necessárias 400 bolsas.

- Faço uma apelo emergencial à população porque estamos com um estoque muito baixo. Perdemos todo o sangue estocado em União dos Palmares por causa da chuva, e estamos com muitos casos de dengue, por isso houve um aumento de consumo das bolsas de sangue - diz Verônica.

Segundo a diretora, vários fatores levaram à queda no número de doações no estado.

- Muitas pessoas foram afetadas diretamente pela chuva, e aqueles que não foram encontram dificuldade de acesso, já que muitas estradas foram destruídas. Para complicar ainda mais a situação, tivemos recentemente jogos da seleção brasileira e o feriado de São João - afirma.

O Hemocentro funciona neste sábado, até as 13h, com equipe reforçada para coletar sangue de doadores. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, podem doar maiores de 18 anos, com peso acima de 50 kg.

O candidato também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite, após os 10 anos. A doação de sangue é proibida para gestantes e mulheres que estejam amamentando. É preciso apresentar documento de identificação com foto.


Serviço


Hemocentro de Alagoas
Av. Jorge de Lima, 58 - Trapiche da Barra - Maceió

Hemocentro de Alagoas pede doação de sangue

O Uruguai fez história neste sábado. Após 40 anos, a Celeste volta a figurar entre as oito melhores seleções do planeta. Com uma vitória sofrida de 2 a 1 sobre a Coreia do Sul, em Porto Elizabeth, o time - com a velha fibra que lhe é característica - chegou às quartas de final da Copa da África do Sul. Os gols que colocaram os sul-americanos na próxima fase do torneio foram marcados pelo atacante Luis Suárez. No primeiro, ele contou com uma senhora ajuda do goleiro Jung Sung Ryong. No segundo, anotou uma pintura sem chances para o arqueiro rival.

Uruguai é a primeira seleção nas quartas de final da Copa 2010

A Justiça de Guarulhos, na Grande São Paulo, suspendeu na sexta-feira (25) o segredo no caso Mércia Nakashima. O juiz Leandro Jorge Bittencourt Cano revogou o sigilo no processo e no inquérito policial que apuram o assassinato da advogada de 28 anos a pedido do Ministério Público.


O promotor Rodrigo Merli Antunes alegou que o caso já ganhou repercussão nacional e o segredo não poderia ser mais imposto à defesa dos suspeitos pelo crime. O ex-namorado da vítima, o advogado e policial militar aposentado Mizael Bispo de Souza, de 40 anos, e o colega dele, o vigilante Evandro Bezerra Silva, de 38 anos, são investigados por suposto envolvimento no homicídio.

Ainda na sexta, a pedido da Polícia Civil, o mesmo juiz decretou a prisão temporária do vigilante sob a argumentação de que ele não havia comparecido a um depoimento marcado para a tarde do mesmo dia no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), na capital paulista. O prazo da prisão é de 30 dias, prorrogáveis por mais um mês. A divisão de buscas e capturas procura o suspeito.

O promotor Rodrigo Antunes afirmou neste sábado (26) que também foi favorável à prisão de Silva por entender que o depoimento dele é imprescindível para o inquérito e que o fato de estar em local incerto atrapalha a investigação policial.

Investigação trabalha com a hipótese de advogada ter sido morta por mais de uma pessoa

Além disso, a família de Mércia entregou à polícia, na sexta, uma gravação de uma suposta tentativa de extorsão feita por um homem pelo telefone. Na ligação para os parentes da vítima, ele se identificou como ‘Evandro’ e pediu dinheiro para denunciar o assassino da advogada e descrever como foi o crime.

- Foi ele que empurrou o carro. Não teve mais ninguém. Ninguém subiu em cima do carro. Ele saiu do lado dela, soltou o freio de mão e empurrou o carro - diz a voz ao telefonema.

Testemunha

O DHPP suspeita que o telefonema tenha sido feito pelo vigilante Evandro Bezerra Silva. Ele trabalhava como segurança num posto de combustíveis em Guarulhos, mas fugiu após bombeiros encontrarem o corpo de Mércia em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo, em 11 de junho. Um dia antes, o carro da advogada havia sido localizado submerso no mesmo local após a denúncia feita por um pescador.

A testemunha conta que viu um veículo afundar na represa no dia 23 de maio, data em que Mércia desapareceu após sair da casa dos avós em Guarulhos. Além disso, o pescador relatou à polícia ter visto um homem alto sair do automóvel e ouvidos gritos de mulher.

A investigação, no entanto, trabalha com a hipótese de a advogada ter sido morta por mais do que uma pessoa. Segundo a polícia, dados obtidos a partir do confronto entre celulares e rastreadores de carro, mostram que Silva se encontrou com Souza duas vezes no mesmo dia em que Mércia sumiu. Apontado como o principal suspeito pelo homicídio, ex-namorado da vítima nega o crime. Ele alega que estava com uma outra mulher não identificada na noite daquele domingo. Apesar disso, deverá ser chamado a depor pela quarta vez na próxima semana.

Até o início de julho, os institutos Médico Legal (IML) e de Criminalística (IC) devem concluir os laudos sobre a causa da morte da advogada e a análise dos objetos que estavam no interior do Honda Fit prata da vítima.

Caso Mércia - Justiça quebra sigilo do caso

Dado Dolabella agora passa as noites em claro por um outro motivo. As baladas fazem parte do passado do ator, pelo menos por enquanto. Capa da revista Contigo! desta semana, ele revela que está mais caseiro do que nunca, cuidando dos dois filhos, João Valentim, de seis meses, e Eduardo, de quase sete.

- Quase trinta anos, também já estava na hora, né?

Uma semana antes do nascimento de João, seu filho com Viviane Sarahyba, Dado recebeu um telefonema de Fabiana Neves, um ex-affair com quem havia saído apenas duas vezes, avisando que ele era o pai de Eduardo.

Dado Dolabella em momento paizão

A jornalista Glória Maria terá que ficar de molho por algumas semanas. A repórter do "Globo repórter" quebrou o braço na tarde desta quinta-feira enquanto cuidava das filhas, Maria e Laura. Glória foi atendida por um ortopedista no começo da noite e saiu de lá com o braço imobilizado:

- Foi para proteger minha filha. Para que ela não caísse e se machucasse, acabei quebrando o braço. Estou sentindo muita dor. - qiexou-se a jornalista.

Gloria Maria quebra braço ao salvar filha

Em entrevista ao revista 'Nova', o ex-BBB Cadu Parga revelou não conseguir esperar um momento adequado quando o assunto é sexo.

- Quando tenho vontade de transar, não consigo esperar entrar em casa. Já fiz sexo com o carro em movimento. - disse Cadu.

Para delírio das mulheres, o rapaz ainda aparece quase nu, com apenas uma toalha.

Cadu Parga posa seminu para revista

A Justiça de São Paulo decretou nesta sexta-feira (25) a prisão do vigilante Evandro Bezerra Silva, de 38 anos, suspeito de participação no caso Mércia Nakashima. Ele é procurado há dez dias e não compareceu a depoimento marcado para esta tarde.

A família da advogada, encontrada morta em uma represa de Nazaré Paulista, entregou à polícia nesta sexta a gravação de uma suposta tentativa de extorsão.

Na gravação, um homem que se identificou como Evandro pediu dinheiro para denunciar o assassino da advogada e descreveu o crime.

- Foi ele que empurrou o carro. Não teve mais ninguém. Ninguém subiu em cima do carro. Ele saiu do lado dela, soltou o freio de mão e empurrou o carro - diz a voz no telefonema.

A polícia acredita que Evandro pode ajudar a esclarecer o assassinato. Evandro é vigilante e trabalhava em um posto de combustível, em Guarulhos. Segundo a investigação, ele se encontrou com Mizael duas vezes no dia do crime. Apontado como principal suspeito, Mizael nega que tenha tido participação no crime.

Na noite de quinta, parentes da advogada foram para Nazaré Paulista. A polícia também foi para a região e fez buscas. O cunhado de Evandro, que trabalha como caseiro de um sítio perto da represa, confirma que Evandro esteve por lá nos últimos dias, mas desapareceu outra vez.

O caso está sob sigilo. A polícia não dá detalhes, mas diz que a semana que vem será decisiva para a investigação do assassinato de Mércia.

Até quinta-feira, o Instituto de Criminalística (IC) deve concluir os laudos sobre a causa da morte e também a análise dos objetos que estavam dentro do carro dela e do local do crime. Mizael Bispo de Souza apontado como o principal suspeito vai prestar depoimento pela quarta vez.

Caso Mércia - Vigilante suspeito é detido

Um piloto de uma companhia aérea foi autuado por desacato após tirar a roupa e ficar só de cueca nesta sexta-feira (25) no Aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador, subúrbio do Rio. Segundo o delegado Rafael Andreatta, da Delegacia da Polícia Federal do terminal, o homem teria se irritado quando passava pelo aparelho de raio X do aeroporto, e ter sido solicitado a retirar o cinto e os sapatos durante revista.

De acordo com a Polícia Federal, o piloto teria se revoltado e gritado com os agentes que realizavam a fiscalização. Em seguida, ele baixou as calças e ficou só de cueca. O delegado informou que o procedimento exigido ao piloto é comum e faz parte de uma norma internacional de segurança dos aeroportos.

Ainda segundo o delegado, todos os funcionários das companhias aéreas precisam passar por esta fiscalização, como os passageiros. O piloto foi autuado e liberado após assinar um termo circunstanciado, onde ele se comprometeu a comparecer em juízo quando solicitado.

O delegado explicou que, normalmente, a pessoa é encaminhada para um Juizado Especial Federal, mas a polícia decidiu liberar o piloto porque a companhia aérea não possuía um substituto para conduzir um voo com 300 passageiros, com destino a São Paulo e em seguida a Washington.

Piloto autuado por ficar de cueca em aeroporto

A atriz Drica Moraes, 40, foi submetida a um transplante de medula óssea na última quarta-feira, dia 23 de junho, segundo boletim médico divulgado pelo hospital Albert Einstein.

De acordo com o comunicado do hospital, ela "está ótima". O procedimento foi realizado por volta das 11h30 e "não teve nenhuma intercorrência". "A atriz permanecerá internada para monitoramento da reconstituição da medula óssea."

O procedimento havia sido marcado para o dia anterior, mas foi transferido.

A atriz, que sofre de leucemia, está internada no hospital desde o dia 14 passado.

Drica Moraes realiza transplante de medula