MENU

sábado, 26 de junho de 2010

Os produtores de "A Saga Crepúsculo: Eclipse" contrataram um diretor de filmes de terror para dar mais ação à série, mas acabaram fazendo um filme de amor. E os fãs provavelmente vão ficar contentes.

A pré-estreia do novo filme da saga em Los Angeles, na quinta-feira, atraiu uma multidão ruidosa de adolescentes, ávidos pela habitual mistura de lobisomens e vampiros. Mas os verdadeiros heróis do filme são os dois amantes que disputam o afeto de uma adolescente.

Mas, além disso, dois ex-rivais -o lobisomem Jacob Black (Taylor Lautner) e o vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson)- têm de se unir para salvar o objeto de seu desejo, Bella Swan (Kristen Stewart), que está sendo perseguida.

David Slade é o terceiro diretor em três filmes da série. Alguns fãs temiam que ele deixasse a história sombria e sangrenta demais, mas quem já viu disse que o amor continua dando o tom.

"Eclipse", que estreia no resto dos Estados Unidos em 30 de junho, deve se tornar um dos maiores sucessos de bilheteria do ano.

- Realmente o triângulo amoroso está no seu momento mais quente, no seu auge em 'Eclipse' - disse Lori Joffs, de 36 anos, criador do site de fãs TwilightLexicon.com.

Para leitores dos livros da série, de Stephenie Meyer, não será surpresa descobrir quem conquista o coração de Bella no filme. Mas ver o romance se desenrolar -Jacob roubando um beijo de Bella, ou Edward lhe prometendo casamento- deve fazer os fãs suspirarem.

Em "Eclipse", vampiros recém-convertidos caçam Bella. Para protegê-la, o clã vampiresco de Edward e o bando de lobisomens de Jacob se unem contra os sugadores de sangue invasores.

Bella, Jacob e Edward se refugiam numa montanha nevada, e os meninos - que no segundo filme já haviam demonstrado seu amor por ela - precisarão decidir quem ficará com a moça, e quem a deixará para sempre.

Pattinson, de 24 anos, disse recentemente a jornalistas que na vida real preferia estar na pele de Cullen, que corre o risco de perder a namorada para um rival.

- Eu nunca estaria na posição de Jacob, porque aí você acaba sendo o cara que desmancha um casal - disse.

Triângulo amoroso domina a cena em 'Eclipse'

A TV Globo não aprovou a forma como Ana Maria Braga usou o "Mais Você" para desmentir um suposto caso entre ela e um professor de dança.


Questionada pela Folha, a emissora disse que a apresentadora "foi autorizada a comentar o caso, mas não nos termos que usou".

A Globo não quis dizer quem Ana Maria Braga consultou, mas diz que a autorização partiu da direção da Globo.

Na segunda, a assessoria de imprensa da apresentadora divulgou uma nota em que chamou de "mentirosa" uma reportagem da revista "Quem Acontece", que dizia que ela tinha "ficado" com Renato Zóia, seu professor no quadro "Dança dos Famosos", do "Domingão do Faustão".

A apresentadora falou na terça sobre o boato em seu programa.

- Estou sofrendo calúnia, difamação, injúria - afirmou.

Ana Maria contou ainda que vai processar a revista e os jornalistas responsáveis pela reportagem.

À tarde, o nome dela ficou em primeiro lugar nos trending topics --a lista dos assuntos mais comentados-- do Twitter.

Assista ao desabafo da apresentadora

Globo teria desaprovado desabafo de Ana maria no 'Mais Você'

No mais recente filme da diretora, "Brilho de uma Paixão", está o poeta inglês do século 19 John Keats (Ben Whishaw, de "O Perfume"), o último dos românticos, que morreu jovem, aos 25 anos e teve um único amor na vida, Fanny Brawne (Abbie Cornish, de "Um Bom Ano").

Um amor tão poético quanto etéreo e platônico. Seria muito fácil transformar a história do casal num amontoado de clichês, com um poeta romântico morrendo no final sem que a paixão realmente se consumasse.

Em "Brilho de uma Paixão", que estreia nesta sexta-feira, o talento de Jane Campion permite-lhe evitar as armadilhas do lugar comum e transforma a história de Keats e Fanny numa elegia ao amor e à poesia.

Nos trabalhos anteriores, como em "O Piano", que levou a Palma de Ouro em Cannes em 1993, a relação de uma mulher muda (Holly Hunter) com o seu instrumento é a sua forma de se comunicar com o mundo. Em "Um Anjo em Minha Mesa" (1990), a protagonista Janet Frame (Kerry Fox) encontra a salvação para seus problemas mentais na literatura e se torna uma das maiores escritoras da Nova Zelândia.

A primeira coisa que a cineasta fez foi varrer a poeira do tempo que costuma pesar sobre filmes de época. A segunda foi baixar o tom declamatório e meloso comum a tantos filmes românticos e criar um drama delicado sobre duas almas gêmeas à frente de seu tempo que foram felizes enquanto puderam.

Fanny é a filha da senhoria da casa onde mora Keats. Os dois vivem um romance por três anos, no qual a poesia dele tem um papel central.

É a arte, novamente, expressando sentimentos e estabelecendo a comunicação entre personagens.

- Confesso que não acho seus poemas fáceis - diz ela.

- Um poema deve ser compreendido pelos sentidos - explica ele.

Talvez seja essa mesma percepção que se aplica a "Brilho de uma Paixão", cujo título original "Bright Star" (?estrela cintilante') vem de um dos mais famosos poemas de Keats.

"Brilho de uma Paixão" é uma festa para os olhos com a fotografia de Greig Fraser, que tem em seus créditos o segmento dirigido por Jane Campion na obra coletiva "Cada um com seu Cinema".

BELEZA DE IMAGENS; BELEZA VERBAL

A trilha sonora é minimalista e assinada por Mark Bradshaw, composta de poucos acordes que nunca são invasivos, mas refletem o que parece estar acontecendo dentro da cabeça dos personagens. A diretora busca uma beleza de imagens que corresponda à beleza verbal da obra do poeta.

Keats parece estar em busca de uma musa que não apenas inspire os seus poemas, mas também os leia, compreenda e discuta. Aos poucos, Fanny é capaz de assumir essa posição.

Os dois nunca sabem, na verdade, o que fazer com o desejo carnal, que parecem sublimar em suas artes. Ela gosta de costurar, mas não apenas vestidinhos ou roupinhas simples. Fanny é o que hoje em dia se chamaria de estilista. Ela cria, obedecendo a uma necessidade de expressão muito grande presa dentro de si numa época muito conservadora.

O relacionamento entre Fanny e Keats poderia ser menos complicado não houvesse entre eles Brow(Paul Schneider, de "O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford"). Melhor amigo de Keats, ele se preocupa com a obra do poeta e teme que o outro esteja desperdiçando sua genialidade com uma paixão fadada ao fracasso. O conflito entre Fanny e Brown, que também é poeta, tem ao centro as atenções de Keats.

Keats não pode se casar com Fanny porque não tem dinheiro. Por isso, seu amor é sublimado nas cartas e poemas - que, junto com uma biografia do poeta, escrita por Andrew Motion, serviram de base para o roteiro, assinado pela diretora. A paixão entre os dois poderia explodir, não fossem as amarras das convenções sociais da época.

Campion filma a história com um ritmo de tempo presente, não com um olhar do nosso presente observando o passado. Os movimentos de câmera, closes e outras imagens são um sopro de ar fresco sobre o peso do tempo que poderia cair numa história de um amor tão singelo como o de Fanny e Keats.

O que pudesse ser o empecilho para o filme - mostrar um poema sendo escrito - se torna a forma que Keats, como personagem, encontra para transpor as barreiras que limitam a sua vida, a sua paixão. Durante os créditos finais, enquanto são recitados alguns dos versos mais famosos do poeta, é fácil compreender o que seduziu a diretora a contar a sua história de amor.

Estréia nos cinemas 'Brilho de uma paixão'

Uma cadela conseguiu escapar da jaula durante um voo nos Estados Unidos e fugiu dos funcionários do desembarque, pulando na água.

Nina estava no setor de carga do avião que voava de Houston para Nova York quando conseguiu abrir a jaula e esperou o momento certo de fugir. Já no desembarque, ela correu assim que o compartimento do avião foi aberto.

A cadela percorreu o aeroporto de LaGuardia, cruzou avenidas e pulou na baia de Flushing. Policiais foram chamados para resgatar o animal, que ficou 40 minutos na água.

- Só quero que ela esteja bem. Deve estar estressada porque estamos fora de casa desde cedo - explicou Joe Donofrio, dono de Nina.

Cadela foge de voo nos EUA


A cidade de San Diego, no estado da Califórnia (EUA), sediou na quinta-feira (24) um concurso de bartenders diferente. Além da habilidade com os drinques, os candidatos ao título The Naked Bartender deveriam exibir seus corpos esculpidos para um júri formado por especialistas em moda e bar.

Carlos Romero venceu a competição ao exibir os dois talentos e assinou contrato de um ano com a empresa patrocinadora. Romero vai se apresentar em eventos pelos Estados Unidos.


Bartenders americanos disputam concurso inusitado

Carro 'vira' robô em obra de artista plástico búlgaro

Moradores que ficaram desabrigados por causa da enchente que destruiu a cidade de Branquinha (AL) enfrentam dificuldades para receber donativos, neste sábado (26). Muitos são organizados em filas na porta da igreja católica que serve de central improvisada de doações, na parte baixa da cidade. Outro ponto de arrecadação foi montado em uma igreja evangélica na parte alta do município.

Moradores de Branquinha enfrentam fila para receber donativos. (Foto: Glauco Araújo/G1)Enquanto aguardam mantimentos, outro problema enfrentado pelas pessoas é o forte cheiro de carniça. O odor é provocado pelas mortes de animais, que devem estar sob a lama que ainda cobre algumas áreas de Branquinha, segundo a Defesa Civil.

Em Alagoas, de acordo com a Defesa Civil, 15 cidades decretaram estado de calamidade pública, entre elas a cidade de Branquinha. Mais de 180 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no estado. Até este sábado, 76 pessoas estão desaparecidas e 34 mortes foram confirmadas.

O governador Teotônio Vilela Filho visitou a cidade para conversar com os moradores e integrantes das corporações que estão mobilizadas para ajudar as vítimas da enchente. Ele voltou a dizer que a cidade terá de ser reerguida em outro ponto mais alto e afastado do leito da cidade. Militares do Exército, agentes de Defesa Civil e voluntários fazem a triagem e o cadastro das vítimas.

- Já localizamos um terreno de um hectare de área para estudarmos a possível contrução de casas - disse a prefeita da cidade, Ana Renata Lopes Freitas, ao governador durante o encontro.

Josefa Adriana da Silva, 32 anos, está na fila para receber donativos desde as 13h30.

- Perdi parte da minha casa. O jeito é enfrentar essa fila para podermos passar alguns dias mais tranquilos. Mas o que está incomodando mesmo agora, além da falta de moradia, é esse cheiro muito forte de carniça. Isso está insuportável.

Marilei Oliveira Santos, 47 anos, também perdeu parte da casa com a enxurrada e foi para a fila pegar uma cesta básica para os parentes.

- Meus irmãos e filhos ficaram sem a casa, que foi destruída por completo na enchente. Agora, esse cheiro está muito forte mesmo. Acho que deve ter muito animal morto nessa água e sob a lama.

Anália Agripina da Silva, 66 anos, também está enfrentando o sol forte que incide sobre a região neste sábado para pegar água e alimentos.

- É o suficiente para passar poucos dias, mas é um alento, já que perdi tudinho e estou ficando em casa de amigos."
Segundo o Major Aurivano Chiocheta, da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, coordenador do trabalho de levantamento de Avaliação de Danos (Avadan), é preciso otimizar o recebimento e a distribuição de doações na cidade.

- Uma catástrofe com um registro de enxurrada brusca como essa que atingiu essas cidades de Alagoas nunca foi registrada no país. Alagoas foi brindada negativamente com esse efeito da natureza.

Ele circulou por todas as cidades mais atingidas, e considera que a situação é mais grave em Branquinha, Rio Largo, União dos Palmares, Murici, Santana do Mundaú e São José da Laje.

A prefeita Ana Renata disse que recebeu em sua casa muitas doações nos primeiros dias após a enchente e que agora distribui lençol, colchão e roupas em uma igreja evangélica. Água e comida estão na igreja católica.

Moradores fazem fila para receber donativos em Alagoas

O Hemocentro de Alagoas, responsável pelo abastecimento de todos os bancos de sangue da rede pública de saúde do estado, com exceção do Hospital Universitário, tem apenas 50% do estoque necessário. Segundo a diretora do Hemocentro, a hematologista Verônica Guedes, a unidade conta com cerca de 200 bolsas de sangue. Para atender adequadamente à demanda seriam necessárias 400 bolsas.

- Faço uma apelo emergencial à população porque estamos com um estoque muito baixo. Perdemos todo o sangue estocado em União dos Palmares por causa da chuva, e estamos com muitos casos de dengue, por isso houve um aumento de consumo das bolsas de sangue - diz Verônica.

Segundo a diretora, vários fatores levaram à queda no número de doações no estado.

- Muitas pessoas foram afetadas diretamente pela chuva, e aqueles que não foram encontram dificuldade de acesso, já que muitas estradas foram destruídas. Para complicar ainda mais a situação, tivemos recentemente jogos da seleção brasileira e o feriado de São João - afirma.

O Hemocentro funciona neste sábado, até as 13h, com equipe reforçada para coletar sangue de doadores. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, podem doar maiores de 18 anos, com peso acima de 50 kg.

O candidato também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite, após os 10 anos. A doação de sangue é proibida para gestantes e mulheres que estejam amamentando. É preciso apresentar documento de identificação com foto.


Serviço


Hemocentro de Alagoas
Av. Jorge de Lima, 58 - Trapiche da Barra - Maceió

Hemocentro de Alagoas pede doação de sangue

O Uruguai fez história neste sábado. Após 40 anos, a Celeste volta a figurar entre as oito melhores seleções do planeta. Com uma vitória sofrida de 2 a 1 sobre a Coreia do Sul, em Porto Elizabeth, o time - com a velha fibra que lhe é característica - chegou às quartas de final da Copa da África do Sul. Os gols que colocaram os sul-americanos na próxima fase do torneio foram marcados pelo atacante Luis Suárez. No primeiro, ele contou com uma senhora ajuda do goleiro Jung Sung Ryong. No segundo, anotou uma pintura sem chances para o arqueiro rival.

Uruguai é a primeira seleção nas quartas de final da Copa 2010

A Justiça de Guarulhos, na Grande São Paulo, suspendeu na sexta-feira (25) o segredo no caso Mércia Nakashima. O juiz Leandro Jorge Bittencourt Cano revogou o sigilo no processo e no inquérito policial que apuram o assassinato da advogada de 28 anos a pedido do Ministério Público.


O promotor Rodrigo Merli Antunes alegou que o caso já ganhou repercussão nacional e o segredo não poderia ser mais imposto à defesa dos suspeitos pelo crime. O ex-namorado da vítima, o advogado e policial militar aposentado Mizael Bispo de Souza, de 40 anos, e o colega dele, o vigilante Evandro Bezerra Silva, de 38 anos, são investigados por suposto envolvimento no homicídio.

Ainda na sexta, a pedido da Polícia Civil, o mesmo juiz decretou a prisão temporária do vigilante sob a argumentação de que ele não havia comparecido a um depoimento marcado para a tarde do mesmo dia no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), na capital paulista. O prazo da prisão é de 30 dias, prorrogáveis por mais um mês. A divisão de buscas e capturas procura o suspeito.

O promotor Rodrigo Antunes afirmou neste sábado (26) que também foi favorável à prisão de Silva por entender que o depoimento dele é imprescindível para o inquérito e que o fato de estar em local incerto atrapalha a investigação policial.

Investigação trabalha com a hipótese de advogada ter sido morta por mais de uma pessoa

Além disso, a família de Mércia entregou à polícia, na sexta, uma gravação de uma suposta tentativa de extorsão feita por um homem pelo telefone. Na ligação para os parentes da vítima, ele se identificou como ‘Evandro’ e pediu dinheiro para denunciar o assassino da advogada e descrever como foi o crime.

- Foi ele que empurrou o carro. Não teve mais ninguém. Ninguém subiu em cima do carro. Ele saiu do lado dela, soltou o freio de mão e empurrou o carro - diz a voz ao telefonema.

Testemunha

O DHPP suspeita que o telefonema tenha sido feito pelo vigilante Evandro Bezerra Silva. Ele trabalhava como segurança num posto de combustíveis em Guarulhos, mas fugiu após bombeiros encontrarem o corpo de Mércia em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo, em 11 de junho. Um dia antes, o carro da advogada havia sido localizado submerso no mesmo local após a denúncia feita por um pescador.

A testemunha conta que viu um veículo afundar na represa no dia 23 de maio, data em que Mércia desapareceu após sair da casa dos avós em Guarulhos. Além disso, o pescador relatou à polícia ter visto um homem alto sair do automóvel e ouvidos gritos de mulher.

A investigação, no entanto, trabalha com a hipótese de a advogada ter sido morta por mais do que uma pessoa. Segundo a polícia, dados obtidos a partir do confronto entre celulares e rastreadores de carro, mostram que Silva se encontrou com Souza duas vezes no mesmo dia em que Mércia sumiu. Apontado como o principal suspeito pelo homicídio, ex-namorado da vítima nega o crime. Ele alega que estava com uma outra mulher não identificada na noite daquele domingo. Apesar disso, deverá ser chamado a depor pela quarta vez na próxima semana.

Até o início de julho, os institutos Médico Legal (IML) e de Criminalística (IC) devem concluir os laudos sobre a causa da morte da advogada e a análise dos objetos que estavam no interior do Honda Fit prata da vítima.

Caso Mércia - Justiça quebra sigilo do caso

Dado Dolabella agora passa as noites em claro por um outro motivo. As baladas fazem parte do passado do ator, pelo menos por enquanto. Capa da revista Contigo! desta semana, ele revela que está mais caseiro do que nunca, cuidando dos dois filhos, João Valentim, de seis meses, e Eduardo, de quase sete.

- Quase trinta anos, também já estava na hora, né?

Uma semana antes do nascimento de João, seu filho com Viviane Sarahyba, Dado recebeu um telefonema de Fabiana Neves, um ex-affair com quem havia saído apenas duas vezes, avisando que ele era o pai de Eduardo.

Dado Dolabella em momento paizão

A jornalista Glória Maria terá que ficar de molho por algumas semanas. A repórter do "Globo repórter" quebrou o braço na tarde desta quinta-feira enquanto cuidava das filhas, Maria e Laura. Glória foi atendida por um ortopedista no começo da noite e saiu de lá com o braço imobilizado:

- Foi para proteger minha filha. Para que ela não caísse e se machucasse, acabei quebrando o braço. Estou sentindo muita dor. - qiexou-se a jornalista.

Gloria Maria quebra braço ao salvar filha

Em entrevista ao revista 'Nova', o ex-BBB Cadu Parga revelou não conseguir esperar um momento adequado quando o assunto é sexo.

- Quando tenho vontade de transar, não consigo esperar entrar em casa. Já fiz sexo com o carro em movimento. - disse Cadu.

Para delírio das mulheres, o rapaz ainda aparece quase nu, com apenas uma toalha.

Cadu Parga posa seminu para revista

A Justiça de São Paulo decretou nesta sexta-feira (25) a prisão do vigilante Evandro Bezerra Silva, de 38 anos, suspeito de participação no caso Mércia Nakashima. Ele é procurado há dez dias e não compareceu a depoimento marcado para esta tarde.

A família da advogada, encontrada morta em uma represa de Nazaré Paulista, entregou à polícia nesta sexta a gravação de uma suposta tentativa de extorsão.

Na gravação, um homem que se identificou como Evandro pediu dinheiro para denunciar o assassino da advogada e descreveu o crime.

- Foi ele que empurrou o carro. Não teve mais ninguém. Ninguém subiu em cima do carro. Ele saiu do lado dela, soltou o freio de mão e empurrou o carro - diz a voz no telefonema.

A polícia acredita que Evandro pode ajudar a esclarecer o assassinato. Evandro é vigilante e trabalhava em um posto de combustível, em Guarulhos. Segundo a investigação, ele se encontrou com Mizael duas vezes no dia do crime. Apontado como principal suspeito, Mizael nega que tenha tido participação no crime.

Na noite de quinta, parentes da advogada foram para Nazaré Paulista. A polícia também foi para a região e fez buscas. O cunhado de Evandro, que trabalha como caseiro de um sítio perto da represa, confirma que Evandro esteve por lá nos últimos dias, mas desapareceu outra vez.

O caso está sob sigilo. A polícia não dá detalhes, mas diz que a semana que vem será decisiva para a investigação do assassinato de Mércia.

Até quinta-feira, o Instituto de Criminalística (IC) deve concluir os laudos sobre a causa da morte e também a análise dos objetos que estavam dentro do carro dela e do local do crime. Mizael Bispo de Souza apontado como o principal suspeito vai prestar depoimento pela quarta vez.

Caso Mércia - Vigilante suspeito é detido

Um piloto de uma companhia aérea foi autuado por desacato após tirar a roupa e ficar só de cueca nesta sexta-feira (25) no Aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador, subúrbio do Rio. Segundo o delegado Rafael Andreatta, da Delegacia da Polícia Federal do terminal, o homem teria se irritado quando passava pelo aparelho de raio X do aeroporto, e ter sido solicitado a retirar o cinto e os sapatos durante revista.

De acordo com a Polícia Federal, o piloto teria se revoltado e gritado com os agentes que realizavam a fiscalização. Em seguida, ele baixou as calças e ficou só de cueca. O delegado informou que o procedimento exigido ao piloto é comum e faz parte de uma norma internacional de segurança dos aeroportos.

Ainda segundo o delegado, todos os funcionários das companhias aéreas precisam passar por esta fiscalização, como os passageiros. O piloto foi autuado e liberado após assinar um termo circunstanciado, onde ele se comprometeu a comparecer em juízo quando solicitado.

O delegado explicou que, normalmente, a pessoa é encaminhada para um Juizado Especial Federal, mas a polícia decidiu liberar o piloto porque a companhia aérea não possuía um substituto para conduzir um voo com 300 passageiros, com destino a São Paulo e em seguida a Washington.

Piloto autuado por ficar de cueca em aeroporto

A atriz Drica Moraes, 40, foi submetida a um transplante de medula óssea na última quarta-feira, dia 23 de junho, segundo boletim médico divulgado pelo hospital Albert Einstein.

De acordo com o comunicado do hospital, ela "está ótima". O procedimento foi realizado por volta das 11h30 e "não teve nenhuma intercorrência". "A atriz permanecerá internada para monitoramento da reconstituição da medula óssea."

O procedimento havia sido marcado para o dia anterior, mas foi transferido.

A atriz, que sofre de leucemia, está internada no hospital desde o dia 14 passado.

Drica Moraes realiza transplante de medula

sexta-feira, 18 de junho de 2010



Os vietnamitas estão saindo na frente quando o assunto é sustentabilidade ambiental em grande estilo. O complexo Everrich 2 já começou a ser construído no sétimo distrito da cidade de Ho Chi Minh. O projeto é, na verdade, uma grande empreitada arquitetônica de 630 mil metros quadrados, com 3,1 mil apartamentos, cada um com uma área entre 120 e 250 metros quadrados.

Além do design inovador, que lembra uma onda gigante ou uma montanha-russa e cria diferentes vistas para os futuros proprietários, a estrutura também é ecologicamente correta. O complexo contará com uma ventilação natural devido a sua forma ondulante, terá jardins ao ar livre, “green roofs” (vegetação plantada sobre o teto do prédio) e áreas sombreadas para garantir mais frescor.

Devido a sua arquitetura, o complexo também terá uma melhor distribuição da luz entre os ambientes. Tudo isso contribui para uma maior eficiência na utilização de energia. O formato de montanha-russa, aliás, parece estar em moda no Oriente: na Coreia do Sul, uma reserva ecológica também teve uma delas como inspiração.

O projeto do complexo Everrich 2, produzido pela DWP Architects, tem previsão de ser inaugurado em fevereiro de 2012.



Sustentabilidade ambiental gera o primeiro edifício verde no Vietnã

Resultados da Copa

O atacante alemão Lukas Podolski assumiu grande parte da culpa pela derrota por 1 a 0 da Alemanha contra a Sérvia, nesta sexta-feira, em Port Elizabeth. O jogador desperdiçou uma cobrança de pênalti no segundo tempo, fato que poderia resultar no empate para os alemães.

- Chutei muito mal a bola. Normalmente sou um bom cobrador, mas desta vez foi minha culpa e tenho de assumi-la - afirmou Podolski, que ainda desperdiçou pelo menos outras duas chances claras de gol - Esta derrota é muito amarga, pois poderíamos ter dado um grande passo para nos classificarmos às oitavas de final - completou o jogador.

Já para o lateral-direito e capitão Phillip Lahm, a derrota para a Sérvia foi motivada pelo fato de a Alemanha não conseguir imprimir o mesmo ritmo de jogo apresentado na estreia da Copa do Mundo. Na ocasião, os alemães golearam o adversário por 4 a 0.

- Não tivemos um bom começo e a expulsão do Klose foi muito severa. Sobre isso [cartão vermelho], cada torcedor pôde ter a sua interpretação, mas com dez jogadores ficou mais difícil e, para piorar, ainda levamos esse gol idiota - disse Lahm.

A Alemanha volta a campo apenas na quarta-feira, quando irá enfrentar Gana. Caso a Sérvia perca a sua última partida, contra a Austrália, os alemães precisarão apenas de um empate para avançar à próxima fase.

Podolski assume culpa pela derrota de Alemanha

Um casal foi baleado durante um assalto na madrugada desta sexta-feira (18), em Socorro, Zona Sul de São Paulo. O homem morreu e a mulher está internada em estado grave. O filho de 11 anos do casal viu tudo.

A família estava a apenas um quarteirão de casa. No carro estavam Joseli Mendes e o filho. O marido dela, Josenílson de Machado, seguia em uma moto, poucos metros à frente. Quando os criminosos pararam o carro, Josenílson voltou para ajudar a mulher e o filho. Ela foi baleada nas costas e o marido, na cabeça e no peito.

Joseli já estava fora do carro quando levou os dois tiros nas costas. A polícia ainda não sabe se ela desceu do carro para reagir ao assalto ou para proteger o filho que estava no banco de trás. Ela foi levada para o hospital em estado grave. Segundo os médicos que prestaram os primeiros socorros, Joseli está grávida.

Josenílson morreu no hospital. Joseli foi operada durante a madrugada. O estado de saúde dela é grave. Os assaltantes fugiram levando a bolsa da mulher.

Em SP, filho assiste pais serem baleados

Um professor levou um soco no rosto de um aluno na escola estadual Regente Feijó, em Itu, a 101 km de São Paulo, na quarta-feira (16). De acordo com o docente, a agressão ocorreu após o estudante, de 17 anos, ter sido advertido por mudar de lugar na sala durante uma prova.

O adolescente, porém, disse que apenas queria mudar de lugar e que o professor puxou sua cadeira para ele cair. Segundo o jovem, ele só reagiu porque achou que seria agredido pelo professor.

A escola não quis se pronunciar sobre o caso. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação informa que já foi convocada uma reunião do conselho escolar para tratar do caso. Na data, serão definidas as medidas punitivas que serão aplicadas ao aluno. O jovem está suspenso das aulas até a realização do conselho. O caso foi registrado no 3º Distrito Policial da cidade.

Aluno agride professor após ser advertido

O escritor português José Saramago morreu aos 87 anos em sua casa em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, nesta sexta-feira (18). A informação foi divulgada pela família do escritor de "Ensaio sobre a cegueira" e confirmada em seu site oficial.

Segundo sua mulher, a jornalista Pilar del Río, Saramago passou mal após tomar o café da manhã e recebeu auxílio médico, mas não resistiu e morreu. Ele sofria de leucemia e, nos últimos anos, havia sido hospitalizado em várias oportunidades devido a problemas respiratórios.

"Hoje, sexta-feira, 18 de junho, José Saramago faleceu às 12h30 horas [horário local] na sua residência de Lanzarote, aos 87 anos de idade, em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila", diz uma nota assinada pela Fundação José Saramago e publicada na página do escritor na internet.

De acordo com a agência de notícias EFE, os restos mortais de Saramago serão levados a um cemitério de Lisboa em data ainda não especificada. Um serviço fúnebre deve ser realizado ainda nesta sexta, em Lanzarote, nas Ilhas Canárias.

O autor de "O evangelho segundo Jesus Cristo" e "Ensaio sobre a cegueira" vivia em Lanzarote, no arquipélago espanhol desde 1993 com sua esposa.

Expoente da literatura mundial

O escritor português era um dos maiores nomes da literatura contemporânea, vencedor do prêmio Nobel de Literatura no ano de 1998 e de um prêmio Camões - a mais importante condecoração da língua portuguesa.

Entre seus livros mais conhecidos estão "Memorial do convento", "O ano da morte de Ricardo Reis", "O evangelho segundo Jesus Cristo", "A jangada de pedra" e "A viagem do elefante". O mais recente romance publicado pelo escritor foi "Caim", de 2009. Seu estilo de escrita era caracterizado pelos parágrafos muito longos e escassez de pontuações.

"Ensaio sobre a cegueira", que conta a história de uma epidemia branca que cega as pessoas, metáfora da cegueira social, foi levado às telas em um produção hollywoodiana filmada pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles (de "Cidade de Deus") em 2008. O autor, normalmente avesso a adaptações de suas obras, aprovou o trabalho de Meirelles.

Saramago era considerado como o criador de um dos universos literários mais pessoais e sólidos do século XX e uniu a atividade de escritor com a de homem crítico da sociedade, denunciando injustiças e se pronunciando sobre conflitos políticos de sua época. Em 1997, escreveu a introdução para o livro de fotos "Terra", em que o fotógrafo Sebastião Salgado retratava a rotina do movimento dos sem-terra no Brasil.

No mesmo ano, uma exposição sobre o trabalho de Saramago foi exibida no Brasil. "José Saramago: a consistência dos sonhos" trazia cerca de 500 documentos originais e outros tantos digitalizados, reunidos em um formato que, misturando o tradicional e a tecnologia moderna, levavam o visitante a uma agradável e rara viagem pela vida e pela obra do escritor português.

Biografia

O português José de Sousa nasceu em 16 de novembro de 1922, na pequena aldeia portuguesa de Azinhaga, no Ribatejo, região central do país. Ficou mais conhecido, no entanto, pelo sobrenome de sua família paterna, Saramago, que o funcionário do Registro Civil acrescentou após seu nascimento.

Sua família mudou-se para Lisboa quando José tinha dois anos. Aluno brilhante, ele teve de abandonar o ensino secundário aos 12 anos, por causa da falta de recursos de seus pais.

Ateu, cético e pessimista, Saramago sempre teve atuação política marcante e levantava a voz contra as injustiças, a religião constituída e os grandes poderes econômicos, que ele via como grandes doenças de seu tempo.

- Estamos afundados na merda do mundo e não se pode ser otimista. O otimista, ou é estúpido, ou insensível ou milionário", disse em dezembro de 2008, durante apresentação em Madri de "As pequenas memórias - obra em que recorda sua infância entre os 5 e 14 anos.

Autodescrito como um "comunista libertário", ele também provocou polêmica ao chamar a Bíblia de "manual de maus costumes". Ao longo de seis décadas de carreira literária, publicou cerca de 30 obras, entre romances, poesia, ensaios, memórias e teatro.

Saramago publicou seu primeiro romance, "Terra do pecado", em 1947. Em 1969, sob a ditadura salazarista, ele filiou-se ao Partido Comunista português. Depois de 47, ele ficou quase 20 anos sem publicar, argumentando que "não tinha nada a dizer". Na época, teve empregos públicos e trabalhou como editor e jornalista.

Entre 1966 e 1975, publicou poesia: "Os poemas possíveis", "Provavelmente alegria" e "O ano de 1993". Em 1977, publicou o romance "Manual de pintura e caligrafia". Depois, vieram os contos de "Objeto quase" (1978) e a peça "A noite" (1979).

Mas o reconhecimento mundial só chegou com "Memorial do convento", de 1982, a que se seguiu "O ano da morte de Ricardo Reis", dois anos depois. Os dois romances receberam o prêmio do PEN Clube Português.

Nobel e Camões ao desafeto da Igreja

Seu romance "O evangelho segundo Jesus Cristo", de 1991, provocou polêmica com a Igreja Católica e foi proibido em Portugal em 1992.

O romance mostrava um Jesus humano, com dúvidas, fraquezas e conversando com um Deus cruel. Em um dos episódios, Jesus perdia sua virgindade com Maria Madalena.

Um ano depois disso, ele decidiu se mudar para a ilha de Lanzarote, no arquipélago espanhol das Canárias, onde ficou até morrer, sempre acompanhado pela sua segunda mulher, a jornalista e tradutora espanhola Pilar del Río.

Em 1995, ganhou o Prêmio Camões pelo conjunto da obra e publicou "Ensaio sobre a cegueira".

Em 1998, ele recebeu o Nobel de Literatura. Na justificativa da premiação, a academia afirmou que o português criou uma obra em que, "mediante parábolas sustentadas com imaginação, compaixão e ironia, nos permite captar uma realidade fugitiva".

Seu último romance foi "Caim", de 2009, também bastante criticado pela Igreja Católica por conta de sua visão pouco ortodoxa do Velho Testamento.

Morre José Saramago

sábado, 12 de junho de 2010

Vilão do empate da Inglaterra no empate por 1 a 1 com os Estados Unidos na primeira rodada da Copa do Mundo, em razão da falha grotesca no gol de Clint Dempsey, o goleiro Robert Green pediu desculpas à torcida inglesa pelo vacilo que custou dois pontos a seleção de Fabio Capello na primeira rodada do grupo C.

Com semblante tranquilo, o goleiro titular da Inglaterra atendeu a imprensa na saída do estádio Royal Bafokeng.

- Foi um erro genuíno. Nós goleiros estamos preparados para coisas maravilhosas. É a parte fácil do nosso trabalho. O difícil é lidar com erros como estes -  disse Green - Pedi desculpas aos companheiros e aproveito para pedir a 50 milhões de pessoas que estão em casa assistindo pela televisão - completou o jogador do West Ham United, que também declarou não estar preocupado em perder a sua posição no próximo jogo da Inglaterra na Copa.

O jogador foi prontamente defendido por seus companheiros. Na ânsia de eximir Green de culpa, Steve Gerrard pode ter arrumado um problema com a sua patrocinadora, a Adidas. O meia do Liverpool alifnetou a Jabulani, bola da Copa que é fabricada justamente pela empresa alemã.

- Falou-se muito sobre a bola nessa semana que passou, e nós passamos por uma situação adversa. Neste momento nós apoiamos Robert. O importante é não perder a primeira partida, mas lamentamos um gol como esse - disse Gerrard, que é o primeiro atleta a se manifestar publicamente contra a bola da Copa.

Antes do posicionamento do inglês, a Adidas havia usado falas de seus patrocinados para defender a Jabulani, que vinha sendo criticada com constância.

Do outro lado, o norte-americano Dempsey fez questão de creditar à mesma Jabulani a ajuda no lance de seu gol, quando a bola escapou das mãos de Green, mesmo em um chute sem muita força.

- Penso que ela (bola) ajudou” - respondeu Dempsey - Ela se mexe a todo momento, você não sabe o que esperar. Depois do chute, percebi que ela deu uma mexida no último instante antes de chegar no goleiro - afirmou o autor do gol dos EUA no jogo em Rustenburgo.

Dempsey ainda relatou que, pelas circunstâncias do gol, demorou para acreditar que tinha empatado o jogo a favor dos EUA.

- Eu não vi a bola chegar até a rede. Olhei para o juiz e só acreditei que era gol quando vi o auxiliar correr para o meio - disse o norte-americano.

Goleiro da Inglaterra pede desulpas por falha que levou a frango histórico

Os primeiros resultados da Copa não foram muito animadores. Os dois primeiros jogos, que aconteceram na sexta-feira, terminaram em empate e os que foram realizados hoje, dois tiveram vitórias simples e outro empate.

Classificação:

JOGOS DO Grupo A

1ª rodada

Uruguai 0 X 0 França Sex 11/06 - 15h30 Cidade do Cabo

África do Sul 1 X 1 México Sex 11/06 - 11h00 Joanesburgo (Soccer City)






JOGOS DO Grupo B

1ª rodada

Coreia do Sul 2 X 0 Grécia Sáb 12/06 - 08h30 Porto Elizabeth

Argentina1 X 0 Nigéria Sáb 12/06 - 11h00 Joanesburgo (Ellis Park)



JOGOS DO Grupo C

1ª rodada

Inglaterra1 X 1 Estados Unidos  Sáb 12/06 - 15h30 Rustemburgo

Resultados da Copa 2010


O cantor Luan Santana está irreconhecível na nova edição de revista 'Billboard'. O fenômeno sertanejo mostrou um outro lado e fotografou no melhor estilo mauricinho. A publicação acompanhou a rotina do jovem astro da música, que em entrevista reveladora fala sobre carreira, sexo e fãs. Luan por enquanto, não pensa em namorar:

- Não vejo problema em pegar fã, mas namorar já é outra coisa.

Seu cachê está entre os mais altos entre os artistas brasileiros, ele confessa que às vezes o cansaço bate e o povo não entende. Fã de Zezé e Luciano, hoje ele que convida para a dupla participar do seu show.

Suas fãs, normalmente adolescentes, fazem loucuras por ele. Desde entrar no porta-malas do carro, até ficar hospedado no quarto vizinho ao do cantor. Ele agrada muita gente e quando diz sobre seu estilo sertanejo universitário.

- Quero que o cara que anda a cavalo ouça na fazenda e que a menina que vai às baladinhas curta também.




Luan Santana posa para ' Billboard' brasileira