MENU

sábado, 4 de setembro de 2010

Lei Antifumo faz qualidade do ar de boates melhorar muito

with 0 comentários
A lei estadual antifumo completa um ano neste mês de agosto. Uma pesquisa mostra que, antes da lei, o ar respirado em bares e restaurantes chegava a ser parecido com o de um túnel engarrafado. Agora, o ar é comparável ao de um parque arborizado.

A medição da qualidade do ar foi feita antes e depois da lei conhecida como "Rio Sem Fumo" entrar em vigor. A pesquisa mostrou que houve uma queda de 55% nos níveis de monóxido de carbono, ou seja, a fumaça em locais como bares, boates e restaurantes.

No caso dos ambientes totalmente fechados a diferença ainda foi maior. A concentração de monóxido de carbono chegou a cair de cinco partes por milhão para apenas uma parte por milhão.

Aos fumantes, hoje 15% da população do estado, sobraram as calçadas, ou os cercadinhos do lado de fora das boates.

Há fumantes que ainda reclamam, como a estudante Marina Magalhães.

- Se o lugar não pode, eles têm que fazer uma área para fumante dentro, não deixar a gente do lado de fora.

Outros até apoiam a lei antifumo.

- Por mais que eu seja fumante, eu acho que as pessoas que estão dentro de um lugar fechado não são obrigadas a sentir o meu cigarro - disse o estudante Bruno Carvalho.

Segundo a Secretaria estadual de Saúde, a maior prova de que a lei pegou está nos números. Desde novembro, foram 13.599 ações de fiscalização em estabelecimentos de todo o estado. E apenas 76 deles foram multados.

- Mais de 99% dos ambientes estão adequados à lei. Nos países que já adotaram leis desse tipo, as doenças cardiovasculares (infarto, derrame) caíram em cerca de 10% a 30%”, explica o coordenador da campanha “Rio Sem Fumo” - Waldir Leopércio.

Para o barman Carlos Gomes da Silva e para o gerente de boate David a lei provocou uma mudança de vida.

- Chegava assim em torno de três, quatro horas da manhã, a gente com o olho lacrimejando. Depois que entrou a lei em vigor, nós trabalhamos bem melhor - disse o barman.

Já David também vê melhoras.

- O ambiente melhorou, os funcionários começaram a trabalhar até com mais atitude, a qualificação do atendimento foi melhor, até os próprios fumantes se incomodam com um fumando do lado de outro - disse o gerente.

0 comentários:

Postar um comentário