O Hemocentro de Alagoas, responsável pelo abastecimento de todos os bancos de sangue da rede pública de saúde do estado, com exceção do Hospital Universitário, tem apenas 50% do estoque necessário. Segundo a diretora do Hemocentro, a hematologista Verônica Guedes, a unidade conta com cerca de 200 bolsas de sangue. Para atender adequadamente à demanda seriam necessárias 400 bolsas.
- Faço uma apelo emergencial à população porque estamos com um estoque muito baixo. Perdemos todo o sangue estocado em União dos Palmares por causa da chuva, e estamos com muitos casos de dengue, por isso houve um aumento de consumo das bolsas de sangue - diz Verônica.
Segundo a diretora, vários fatores levaram à queda no número de doações no estado.
- Muitas pessoas foram afetadas diretamente pela chuva, e aqueles que não foram encontram dificuldade de acesso, já que muitas estradas foram destruídas. Para complicar ainda mais a situação, tivemos recentemente jogos da seleção brasileira e o feriado de São João - afirma.
O Hemocentro funciona neste sábado, até as 13h, com equipe reforçada para coletar sangue de doadores. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, podem doar maiores de 18 anos, com peso acima de 50 kg.
O candidato também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite, após os 10 anos. A doação de sangue é proibida para gestantes e mulheres que estejam amamentando. É preciso apresentar documento de identificação com foto.
Serviço
Hemocentro de Alagoas
Av. Jorge de Lima, 58 - Trapiche da Barra - Maceió
0 comentários:
Postar um comentário